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dc.creatorRaquel Maria Martins Serrano
dc.date.accessioned2022-09-11T23:36:56Z-
dc.date.available2022-09-11T23:36:56Z-
dc.date.issued2019-07-02
dc.date.submitted2019-07-09
dc.identifier.othersigarra:341586
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/121010-
dc.descriptionO papel central da relação de supervisão no processo de desenvolvimento profissional do supervisando é consensual, mas tem havido pouca investigação sobre os contributos das dimensões (inter)pessoais do supervisando e supervisor na construção da relação de supervisão. Este estudo teve como objetivo uma melhor compreensão da relação de supervisão, considerando os contributos da vinculação do supervisando e da generatividade do supervisor. O estudo foi concretizado junto dos estudantes do Mestrado Integrado em Psicologia da FPCEUP, que se encontravam a realizar estágio supervisionado, num total de 93 participantes. A relação de supervisão foi avaliada pelo Short Supervision Relationship Questionnaire (Cliffe, Beinart, & Cooper, 2016), a vinculação do supervisando foi medida pelo Experiences in Close Relationships- Relationship Structures (Fraley, Heffernan, Vicary, & Brumbaugh, 2011) e a perceção da generatividade do supervisor foi avaliada pelo Q-sort Measure of Generativity Realization (Peterson & Klohnen, 1995). Tal como esperado, a relação de supervisão, nas suas dimensões base segura/educação reflexiva e estrutura, apareceu associada com a generatividade e com a identificação com a orientação teórica do supervisor. No que diz respeito à vinculação, contrariamente ao previsto, os resultados sugerem que não se encontra associada à relação de supervisão. Contudo, no grupo dos supervisandos que não se encontravam numa relação romântica, a estrutura da relação de supervisão apareceu negativamente associada com a vinculação, na dimensão evitamento (global e ao pai). Finalmente, observou-se um efeito moderador do evitamento à mãe, ao pai e ao companheiro na relação entre a generatividade e a dimensão base segura/educação reflexiva da relação de supervisão. Na dimensão estrutura, apenas o evitamento amoroso surgiu com um papel moderador. De forma inesperada, verificámos que o papel moderador da vinculação teve na maioria dos casos efeitos que são contraditórios com o suporte teórico. Os resultados são discutidos à luz do suporte teórico e de algumas evidências empíricas, tendo em conta aspetos contextuais e sociais. São também apresentadas implicações e sugestões para investigação futura.
dc.language.isopor
dc.rightsrestrictedAccess
dc.subjectPsicologia
dc.subjectPsychology
dc.titleRelação de supervisão: contributos da vinculação e da generatividade
dc.typeDissertação
dc.contributor.uportoFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
dc.identifier.tid202262685
dc.subject.fosCiências sociais::Psicologia
dc.subject.fosSocial sciences::Psychology
thesis.degree.disciplineMestrado Integrado em Psicologia
thesis.degree.grantorFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
thesis.degree.grantorUniversidade do Porto
thesis.degree.level1
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