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https://hdl.handle.net/10216/121010
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Raquel Maria Martins Serrano | |
dc.date.accessioned | 2022-09-11T23:36:56Z | - |
dc.date.available | 2022-09-11T23:36:56Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-02 | |
dc.date.submitted | 2019-07-09 | |
dc.identifier.other | sigarra:341586 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10216/121010 | - |
dc.description | O papel central da relação de supervisão no processo de desenvolvimento profissional do supervisando é consensual, mas tem havido pouca investigação sobre os contributos das dimensões (inter)pessoais do supervisando e supervisor na construção da relação de supervisão. Este estudo teve como objetivo uma melhor compreensão da relação de supervisão, considerando os contributos da vinculação do supervisando e da generatividade do supervisor. O estudo foi concretizado junto dos estudantes do Mestrado Integrado em Psicologia da FPCEUP, que se encontravam a realizar estágio supervisionado, num total de 93 participantes. A relação de supervisão foi avaliada pelo Short Supervision Relationship Questionnaire (Cliffe, Beinart, & Cooper, 2016), a vinculação do supervisando foi medida pelo Experiences in Close Relationships- Relationship Structures (Fraley, Heffernan, Vicary, & Brumbaugh, 2011) e a perceção da generatividade do supervisor foi avaliada pelo Q-sort Measure of Generativity Realization (Peterson & Klohnen, 1995). Tal como esperado, a relação de supervisão, nas suas dimensões base segura/educação reflexiva e estrutura, apareceu associada com a generatividade e com a identificação com a orientação teórica do supervisor. No que diz respeito à vinculação, contrariamente ao previsto, os resultados sugerem que não se encontra associada à relação de supervisão. Contudo, no grupo dos supervisandos que não se encontravam numa relação romântica, a estrutura da relação de supervisão apareceu negativamente associada com a vinculação, na dimensão evitamento (global e ao pai). Finalmente, observou-se um efeito moderador do evitamento à mãe, ao pai e ao companheiro na relação entre a generatividade e a dimensão base segura/educação reflexiva da relação de supervisão. Na dimensão estrutura, apenas o evitamento amoroso surgiu com um papel moderador. De forma inesperada, verificámos que o papel moderador da vinculação teve na maioria dos casos efeitos que são contraditórios com o suporte teórico. Os resultados são discutidos à luz do suporte teórico e de algumas evidências empíricas, tendo em conta aspetos contextuais e sociais. São também apresentadas implicações e sugestões para investigação futura. | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights | restrictedAccess | |
dc.subject | Psicologia | |
dc.subject | Psychology | |
dc.title | Relação de supervisão: contributos da vinculação e da generatividade | |
dc.type | Dissertação | |
dc.contributor.uporto | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação | |
dc.identifier.tid | 202262685 | |
dc.subject.fos | Ciências sociais::Psicologia | |
dc.subject.fos | Social sciences::Psychology | |
thesis.degree.discipline | Mestrado Integrado em Psicologia | |
thesis.degree.grantor | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação | |
thesis.degree.grantor | Universidade do Porto | |
thesis.degree.level | 1 | |
Appears in Collections: | FPCEUP - Dissertação |
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341586.pdf Restricted Access | Relação de supervisão: contributos da vinculação e da generatividade | 1.06 MB | Adobe PDF | Request a copy from the Author(s) |
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