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https://hdl.handle.net/10216/120642
Author(s): | Ana Sofia Barros Soares |
Title: | Desenvolvimento positivo na adolescência: recursos do desenvolvimento, perceção do estado de saúde, satisfação com a vida e afeto positivo |
Issue Date: | 2019-06-07 |
Description: | Com base na perspetiva do Desenvolvimento Positivo dos Adolescentes, propondo-se que o desenvolvimento positivo na adolescência pode ser melhor compreendido através da adoção de um modelo integrativo que considere recursos individuais e das ecologias desenvolvimentais em relação a resultados no desenvolvimento, este estudo definiu como objetivos analisar a adequação e aplicabilidade do Modelo de Recursos do Desenvolvimento - Developmental Assets® - na população de adolescentes Portugueses, propondo-se assim analisar a sua experiência, bem como explorar a sua relação com resultados no desenvolvimento, incluindo Thriving, Perceção do Estado de Saúde, Satisfação com a Vida, Afeto Positivo e Afeto Negativo. Assim, este estudo com foco na análise da adequação e aplicabilidade do Modelo de Recursos do Desenvolvimento inclui uma revisão do Modelo, estudo de adaptação do questionário Profile of Student Life: Attitudes and Behaviors (A&B) para Português-europeu e análise da experiência de Recursos em adolescentes, verificando-se que o Modelo demonstra ser culturalmente válido, relevante na população de adolescentes Portugueses. De uma perspetiva geral, sugere-se que os adolescentes não experimentam os Recursos suficientes que os colocam em estado e processo de Optimal Development. Recursos Externos e Internos tendem a ter uma validade comparável entre género, idade e grau de escolaridade, embora estes possam ser expressos ou experimentados de forma distinta nos diferentes subgrupos. Os dados suportam o pressuposto do Modelo relativamente à natureza aditiva dos Recursos em relação ao seu impacto sobre resultados positivos no desenvolvimento, incluindo, experiência superior de Thriving, melhor do Perceção do Estado de Saúde, maior Satisfação com a Vida, maior experiência de Afeto Positivo e menor experiência de Afeto Negativo. Os resultados deste estudo indicam o impacto de subconjuntos de Recursos na predição de distintos resultados de um desenvolvimento positivo, verificando-se que, de uma perspetiva geral, tanto os Recursos Externos como Internos contribuíram para a variância nos distintos resultados, salientando-se a contribuição mais forte de Recursos Internos tanto em resultados de experiência de Thriving, como Perceção de Saúde, Satisfação coma Vida, experiência de Afeto Positivo e de Afeto Negativo. Sugere-se a aplicabilidade e utilidade do Modelo de Recursos do Desenvolvimento e da estratégia de Construção de Recursos subjacente ao propósito de proporcionar um desenvolvimento ótimo durante a adolescência. |
Subject: | Psicologia Psychology |
Scientific areas: | Ciências sociais::Psicologia Social sciences::Psychology |
TID identifier: | 101529198 |
URI: | https://hdl.handle.net/10216/120642 |
Document Type: | Tese |
Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | FPCEUP - Tese |
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337085.pdf | Desenvolvimento positivo na adolescência: recursos do desenvolvimento, perceção do estado de saúde, satisfação com a vida e afeto positivo | 8.53 MB | Adobe PDF | View/Open |
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