Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/119864
Author(s): Dalila Margarida Pinto Coelho
Title: Da educação para o desenvolvimento à educação para a cidadania global: uma leitura crítica e pós-colonial
Issue Date: 2019-05-16
Description: Este trabalho centra-se na compreensão e problematização dos discursos de atores do campoda educação para o desenvolvimento e cidadania global (ED/ECG) em Portugal, procurandoperceber os contornos da transição discursiva em curso (do desenvolvimento à cidadaniaglobal), e as "orientações discursivas" (Andreotti, 2011, 2016a) existentes. A partir de umprisma interpretativo, suportado em perspetivas críticas e pós-coloniais dos campos daeducação, da cidadania e do desenvolvimento, o trabalho desenvolvido adotou um desenhometodológico de natureza mista de tipo multifase (Creswell, 2012; Bryman, 2006), tendo comointerlocutores atores da ED em Portugal, de modo particular, da esfera das organizações não-governamentais para o desenvolvimento (ONGD). Para tal, para além de análise documental,realizaram-se entrevistas exploratórias junto de especialistas nacionais, fez-se a análise dewebsites de ONGD que trabalham nesta área e entrevistas de profundidade junto dos/dasrespetivos/as profissionais, e um inquérito por questionário, destinado a profissionais deeducação para o desenvolvimento e cidadania global de variados contextos de intervenção e aparticipantes de iniciativas na área. Dos estudos realizados resultaram quatro artigos,integrados no corpo desta tese.Tratando-se de uma área escassamente investigada no nosso país, este trabalho é umcontributo para investigação nacional, particularmente, no plano do debate concetual, e paraa reflexão em torno da mesma no âmbito das Ciências da Educação. Os resultados, discutidosà luz de perspetivas críticas e pós-coloniais, apontam para a importância de tomar emconsideração os legados decorrentes da origem e evolução desta área para a compreensão datransição discursiva e das tensões substantivas identificadas. Confirmam, ainda, o pluralismoideológico existente sobre a definição, a natureza e os propósitos da educação para odesenvolvimento e cidadania global, sugerindo, no entanto, o predomínio de visõeshumanistas. Argumenta-se em torno da necessidade de um posicionamento crítico face a estaprevalência, ao correspondente imaginário associado à cidadania global e a ser-se cidadão ecidadã global, e sustenta-se a importância de se investir em perspetivas contra-hegemónicasnesta educação, nomeadamente, pós-coloniais.
Subject: Ciências da educação
Educational sciences
Scientific areas: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
TID identifier: 101508212
URI: https://hdl.handle.net/10216/119864
Document Type: Tese
Rights: restrictedAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Tese

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