Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10216/119864
Autor(es): Dalila Margarida Pinto Coelho
Título: Da educação para o desenvolvimento à educação para a cidadania global: uma leitura crítica e pós-colonial
Data de publicação: 2019-05-16
Descrição: Este trabalho centra-se na compreensão e problematização dos discursos de atores do campo da educação para o desenvolvimento e cidadania global (ED/ECG) em Portugal, procurando perceber os contornos da transição discursiva em curso (do desenvolvimento à cidadania global), e as "orientações discursivas" (Andreotti, 2011, 2016a) existentes. A partir de um prisma interpretativo, suportado em perspetivas críticas e pós-coloniais dos campos da educação, da cidadania e do desenvolvimento, o trabalho desenvolvido adotou um desenho metodológico de natureza mista de tipo multifase (Creswell, 2012; Bryman, 2006), tendo como interlocutores atores da ED em Portugal, de modo particular, da esfera das organizações não-governamentais para o desenvolvimento (ONGD). Para tal, para além de análise documental, realizaram-se entrevistas exploratórias junto de especialistas nacionais, fez-se a análise de websites de ONGD que trabalham nesta área e entrevistas de profundidade junto dos/das respetivos/as profissionais, e um inquérito por questionário, destinado a profissionais de educação para o desenvolvimento e cidadania global de variados contextos de intervenção e a participantes de iniciativas na área. Dos estudos realizados resultaram quatro artigos, integrados no corpo desta tese. Tratando-se de uma área escassamente investigada no nosso país, este trabalho é um contributo para investigação nacional, particularmente, no plano do debate concetual, e para a reflexão em torno da mesma no âmbito das Ciências da Educação. Os resultados, discutidos à luz de perspetivas críticas e pós-coloniais, apontam para a importância de tomar em consideração os legados decorrentes da origem e evolução desta área para a compreensão da transição discursiva e das tensões substantivas identificadas. Confirmam, ainda, o pluralismo ideológico existente sobre a definição, a natureza e os propósitos da educação para o desenvolvimento e cidadania global, sugerindo, no entanto, o predomínio de visões humanistas. Argumenta-se em torno da necessidade de um posicionamento crítico face a esta prevalência, ao correspondente imaginário associado à cidadania global e a ser-se cidadão e cidadã global, e sustenta-se a importância de se investir em perspetivas contra-hegemónicas nesta educação, nomeadamente, pós-coloniais.
Assunto: Ciências da educação
Educational sciences
Áreas do conhecimento: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
Identificador TID: 101508212
URI: https://hdl.handle.net/10216/119864
Tipo de Documento: Tese
Condições de Acesso: restrictedAccess
Aparece nas coleções:FPCEUP - Tese

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