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https://hdl.handle.net/10216/117675
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Vanessa Cristina Oliveira Neves | |
dc.date.accessioned | 2022-09-11T23:24:38Z | - |
dc.date.available | 2022-09-11T23:24:38Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-24 | |
dc.date.submitted | 2018-12-14 | |
dc.identifier.other | sigarra:303745 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10216/117675 | - |
dc.description | O presente relatório dá conta do trabalho realizado no Mestrado em Ciências da Educação, centrado na perceção das perspetivas de vida de jovens que se encontram em recuperação em comunidades terapêuticas. Uma das formas de dar resposta à problemática das adições, uma problemática individual e social, foi a criação de comunidades terapêuticas, para o tratamento destas mesmas adições. O objetivo primordial neste processo de recuperação é o de auxiliar a pessoa a reencontrar uma nova forma de estar no mundo. Com o foco na eficácia da restruturação, surgiu o meu tema de estudo, uma vez que, juntamente com a equipa da Cleanic, gostaríamos de compreender quais eram as evoluções de ambições de vida do meu público-alvo. A comunidade terapêutica é assim um meio de mudança, proporcionando uma atualização de potencialidades da pessoa. O indivíduo encontra-se num processo em que o movimento dialético de aculturação e auto realização que conduz à criação de valores originais, algo que não fica circunscrito a si próprio mas que tende a abranger toda a comunidade. A realização deste estágio permitiu compreender como os/as utentes encaravam a comunidade, e promoveu a perceção da evolução de cada adolescente no seu tratamento, estudando as taxas de sucesso do mesmo. O percurso efetuado ao longo do estágio permitiu, igualmente, desenvolver competências pessoais e profissionais, consolidando diversos saberes adquiridos ao longo do Mestrado que sempre nos estimularam a pensar criticamente sem preconceitos e ideias previamente definidas. | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights | restrictedAccess | |
dc.subject | Ciências da educação | |
dc.subject | Educational sciences | |
dc.title | O "fim da linha" e o recomeço de uma vida para além da desviância | |
dc.type | Dissertação | |
dc.contributor.uporto | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação | |
dc.identifier.tid | 202174069 | |
dc.subject.fos | Ciências sociais::Ciências da educação | |
dc.subject.fos | Social sciences::Educational sciences | |
thesis.degree.discipline | Mestrado em Ciências da Educação | |
thesis.degree.grantor | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação | |
thesis.degree.grantor | Universidade do Porto | |
thesis.degree.level | 1 | |
Appears in Collections: | FPCEUP - Dissertação |
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