Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/116914
Author(s): Renata Longras Fernandes Ribeiro
Title: Análise de medidas de desempenho no AVLT em pacientes com défice cognitivo ligeiro e declínio cognitivo subjetivo
Issue Date: 2018-11-14
Description: Na prática clínica, na área da avaliação neuropsicológica, por vezes, as únicasindicações de défice estão associadas às pontuações totais. Estas resultam de medidas eíndices convencionalmente propostos para os instrumentos cognitivos de avaliação, eexplicam o desempenho do sujeito baseando-se essencialmente em números. O estudo doprocesso utilizado na realização da tarefa, i.e., do modo como o teste é desempenhadopode ter um contributo essencial para a compreensão do funcionamento cognitivo dosindivíduos. Assim, não desvalorizando as medidas e índices tradicionalmente calculados,propõe-se a análise de medidas adicionais, à luz da Abordagem de Quantificação doProcesso, e em particular o Paradigma de Composição (Poreh, 2006), que contribuam commais informação que complemente a restante.Para este estudo, utilizou-se o Auditory Verbal Learning Test (AVLT), que consistena aprendizagem e memória de uma lista de palavras. O desempenho nesse teste foicomparado entre três grupos: Défice Cognitivo Ligeiro Amnésico (DCL-A), NãoAmnésico (DCL-NA), e Declínio Cognitivo Subjetivo (DCS). Utilizaram-se as medidastradicionais e duas medidas associadas à Abordagem de Processo: (1) Posição serial e (2)Ganhos e Perdas, i.e., a flutuação entre ensaios.Globalmente, verificou-se que as medidas tradicionais foram úteis para diferenciaros grupos DCS e DCL-A, destacando-se a pontuação do ensaio de evocação diferida quediferenciou os três grupos. Adicionalmente, observou-se que, para todos os grupos, foramapresentados os mesmos efeitos de posição serial: índices de primazia e recênciasuperiores na evocação imediata; anulação do efeito de primazia e redução acentuada doíndice de recência na evocação diferida. Na decomposição da aprendizagem entre ensaios,os Ganhos de palavras foram superiores no grupo DCS, seguido pelo DCL-NA, e por fim oDCL-A. Quanto às Perdas, estas foram superiores no DCL-NA em comparação com oDCS.Neste sentido, as medidas tradicionais e as de processo em conjunto, poderãopermitir uma interpretação do desempenho mais completa e compreensiva em relação aomodo como a tarefa é realizada e aos processos associados.
Subject: Psicologia
Psychology
Scientific areas: Ciências sociais::Psicologia
Social sciences::Psychology
TID identifier: 202155820
URI: https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/116914
Document Type: Dissertação
Rights: restrictedAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
298925.pdf
  Restricted Access
Análise de medidas de desempenho no AVLT em pacientes com défice cognitivo ligeiro e declínio cognitivo subjetivo815.49 kBAdobe PDF    Request a copy from the Author(s)


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.