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https://hdl.handle.net/10216/116727
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Cristina Maria Alves Marçal | |
dc.date.accessioned | 2019-02-07T14:38:05Z | - |
dc.date.available | 2019-02-07T14:38:05Z | - |
dc.date.issued | 2018-11-16 | |
dc.date.submitted | 2018-11-20 | |
dc.identifier.other | sigarra:298885 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/116727 | - |
dc.description | A Educação Parental é fundamental pela centralidade do ambiente familiar nodesenvolvimento das crianças e deve ser implementada junto de pais e famílias,independentemente da idade, contexto cultural ou estatuto socioeconómico. Para esteefeito, dispomos de intervenções com pais que podem existir sob diversas modalidadese formatos e constitui um potencial alicerce para todos os cuidadores no desafianteexercício da parentalidade. Contudo, estes programas contam essencialmente com aparticipação de mães, estando os pais, homens, sub-representados neste tipo deintervenções.O presente trabalho surgiu no contexto da implementação de duas edições doPrograma Triple P, com forte suporte empírico. Os principais objetivos foram aavaliação da sua eficácia e a comparação da perceção de mães e pais acerca dos seusfilhos. Participaram no estudo 24 mães e 1 pai, de nível socioeconómico médio alto ecom idades compreendidas entre os 27 e os 46 anos de idade. Para efeitos de avaliaçãoquantitativa, foi utilizado um Protocolo de Avaliação em dois momentos, no início (pré-teste)e no fim da intervenção (pós-teste). Os companheiros das mães participantesresponderam ao mesmo protocolo no pré-teste.No que se refere à avaliação da eficácia do programa, os resultados indicam queos participantes demonstram sentimentos mais positivos relativamente ao seu papelparental e menor perceção de problemas, no final da intervenção. A comparação dasavaliações entre mães e pais indicam que estes parecem percecionar os problemas dosseus filhos de forma distinta, sendo que as mães referem maior frequência e intensidadede problemas e menores níveis de satisfação parental.Conclui-se, assim, pela eficácia do programa Triple P - grupo, junto de mãescom crianças dos 0 aos 9 anos, de nível socioeconómico médio alto, a pertinência dosprogramas baseados em evidência com inúmeras vantagens em relação a outro tipo deintervenções. | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights | openAccess | |
dc.subject | Psicologia | |
dc.subject | Psychology | |
dc.title | Promover a parentalidade positiva: avaliação do Programa Triple P: grupo com pais da comunidade | |
dc.type | Dissertação | |
dc.contributor.uporto | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação | |
dc.identifier.tid | 202153061 | |
dc.subject.fos | Ciências sociais::Psicologia | |
dc.subject.fos | Social sciences::Psychology | |
thesis.degree.discipline | Mestrado Integrado em Psicologia | |
thesis.degree.grantor | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação | |
thesis.degree.grantor | Universidade do Porto | |
thesis.degree.level | 1 | |
Appears in Collections: | FPCEUP - Dissertação |
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298885.pdf | Promover a parentalidade positiva: avaliação do Programa Triple P: grupo com pais da comunidade | 898.77 kB | Adobe PDF | View/Open |
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