Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/116727
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dc.creatorCristina Maria Alves Marçal
dc.date.accessioned2019-02-07T14:38:05Z-
dc.date.available2019-02-07T14:38:05Z-
dc.date.issued2018-11-16
dc.date.submitted2018-11-20
dc.identifier.othersigarra:298885
dc.identifier.urihttps://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/116727-
dc.descriptionA Educação Parental é fundamental pela centralidade do ambiente familiar nodesenvolvimento das crianças e deve ser implementada junto de pais e famílias,independentemente da idade, contexto cultural ou estatuto socioeconómico. Para esteefeito, dispomos de intervenções com pais que podem existir sob diversas modalidadese formatos e constitui um potencial alicerce para todos os cuidadores no desafianteexercício da parentalidade. Contudo, estes programas contam essencialmente com aparticipação de mães, estando os pais, homens, sub-representados neste tipo deintervenções.O presente trabalho surgiu no contexto da implementação de duas edições doPrograma Triple P, com forte suporte empírico. Os principais objetivos foram aavaliação da sua eficácia e a comparação da perceção de mães e pais acerca dos seusfilhos. Participaram no estudo 24 mães e 1 pai, de nível socioeconómico médio alto ecom idades compreendidas entre os 27 e os 46 anos de idade. Para efeitos de avaliaçãoquantitativa, foi utilizado um Protocolo de Avaliação em dois momentos, no início (pré-teste)e no fim da intervenção (pós-teste). Os companheiros das mães participantesresponderam ao mesmo protocolo no pré-teste.No que se refere à avaliação da eficácia do programa, os resultados indicam queos participantes demonstram sentimentos mais positivos relativamente ao seu papelparental e menor perceção de problemas, no final da intervenção. A comparação dasavaliações entre mães e pais indicam que estes parecem percecionar os problemas dosseus filhos de forma distinta, sendo que as mães referem maior frequência e intensidadede problemas e menores níveis de satisfação parental.Conclui-se, assim, pela eficácia do programa Triple P - grupo, junto de mãescom crianças dos 0 aos 9 anos, de nível socioeconómico médio alto, a pertinência dosprogramas baseados em evidência com inúmeras vantagens em relação a outro tipo deintervenções.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectPsicologia
dc.subjectPsychology
dc.titlePromover a parentalidade positiva: avaliação do Programa Triple P: grupo com pais da comunidade
dc.typeDissertação
dc.contributor.uportoFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
dc.identifier.tid202153061
dc.subject.fosCiências sociais::Psicologia
dc.subject.fosSocial sciences::Psychology
thesis.degree.disciplineMestrado Integrado em Psicologia
thesis.degree.grantorFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
thesis.degree.grantorUniversidade do Porto
thesis.degree.level1
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