Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10216/115979
Author(s): | Marisa de Fátima Correia Ferreira da Silva |
Title: | Trabalho em rede e sucesso escolar em territórios educativos de intervenção prioritária. Um modelo estratégico para a melhoria das escolas |
Issue Date: | 2018-09-27 |
Description: | Esta tese organiza-se em torno do trabalho em rede na educação, na sua relação com o Programa TEIP e com a promoção do sucesso escolar, num percurso analítico e reflexivo através do olhar da Sociologia da Educação. Partindo-se do reconhecimento teórico das potencialidades do trabalho em rede no âmbito da educação escolar, pretende-se revelar as suas contribuições para a melhoria das escolas, através das perspetivas de diretores de escola/AE e docentes coordenadores/as do programa TEIP de 39 escolas TEIP no norte do país. O trabalho em rede na educação apresenta-se, essencialmente, sob duas formas de operacionalização: ao nível interinstitucional (as parcerias) e ao nível intrainstitucional (trabalho colaborativo docente). Os dados, resultantes da análise de conteúdo de 77 entrevistas semiestruturadas, corroboram os benefícios do trabalho em rede para as escolas, os/as alunos/as e docentes, sugerindo o trabalho em rede desenvolvido no contexto educativo TEIP como uma resposta e/ou estratégia utilizada pelas escolas/AE para a promoção do sucesso escolar. Sugerem, ainda, a sua inevitabilidade para as escolas/AE num cenário socioeconómico vulnerável. Não obstante, a cultura de isolamento e o carácter individual do trabalho docente são sentidos e apresentados como fortes obstáculos à operacionalização do trabalho em rede nas escolas/AE. Para além disso, assume particular predominância o discurso em torno das desigualdades sociais e culturais, constituindo-se como um foco relevante e sistemático de análise e reflexão. Embora haja um amplo reconhecimento do valor do trabalho em rede na educação, há um conjunto igualmente amplo e diversificado de pontos de vista e diferentes formas de implementação nas escolas/AE TEIP, que estruturam e organizam esta tese. |
Subject: | Ciências da educação Educational sciences |
Scientific areas: | Ciências sociais::Ciências da educação Social sciences::Educational sciences |
TID identifier: | 101402236 |
URI: | https://hdl.handle.net/10216/115979 |
Document Type: | Tese |
Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | FPCEUP - Tese |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
291283.pdf | Trabalhar em rede e sucesso escolar em Territórios Educativos de Intervenção Prioritária: um modelo estratégico para a melhoria das escolas | 2.25 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.