Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10216/115821
Author(s): | Sara Maria Cruz Lopes da Mota e Sá |
Title: | (Re)significar o projeto: contributos histórico-pedagógicos e dimensões estruturantes na aprendizagem baseada em projetos |
Issue Date: | 2018-09-21 |
Description: | Este relatório constitui-se como documento que enquadra o estágiopedagógico realizado na Escola Artística e Profissional Árvore, no ano letivo de2017/2018. Analiso, em primeiro lugar, o exemplo da Bauhaus como precursorade práticas pedagógicas atuais, no ensino artístico e profissional, identificandotensões decorrentes do seu funcionamento, estabelecendo paralelismos com oensino de projeto, no que respeita à decomposição analítica dos problemas, àmetodologia projetual e à formação de profissionais.Articulando com o ensino em Construção e Representação Digital, aaprendizagem baseada em projetos surge como a abordagem que melhorcaracteriza os processos de ensino-aprendizagem observados. Enquadradasnesta abordagem, problematizo as dimensões situada, colaborativa eexperiencial que daí emergem e reflito sobre a motivação e o interesse dos/asintervenientes como indicadores da valorização da questão orientadora e dadefinição de problemas, implicando-os/as na procura ativa de soluções.A proposta didática possibilita a reflexão crítica sobre os processos detrabalho no projeto de requalificação de um museu português, procurandochegar à compreensão, através dos resultados produzidos, de como as lógicas decomunicação, dialogicidade e reflexividade são essenciais para a construção deaprendizagens significativas. |
Subject: | Ciências da educação Educational sciences |
Scientific areas: | Ciências sociais::Ciências da educação Social sciences::Educational sciences |
TID identifier: | 202160939 |
URI: | https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/115821 |
Document Type: | Relatório de Estágio |
Rights: | restrictedAccess |
Appears in Collections: | FPCEUP - Relatório de Estágio |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
289313.pdf Restricted Access | (Re)significar o projeto: contributos histórico-pedagógicos e dimensões estruturantes na aprendizagem baseada em projetos | 79.34 MB | Adobe PDF | Request a copy from the Author(s) |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.