Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/115821
Author(s): Sara Maria Cruz Lopes da Mota e Sá
Title: (Re)significar o projeto: contributos histórico-pedagógicos e dimensões estruturantes na aprendizagem baseada em projetos
Issue Date: 2018-09-21
Description: Este relatório constitui-se como documento que enquadra o estágiopedagógico realizado na Escola Artística e Profissional Árvore, no ano letivo de2017/2018. Analiso, em primeiro lugar, o exemplo da Bauhaus como precursorade práticas pedagógicas atuais, no ensino artístico e profissional, identificandotensões decorrentes do seu funcionamento, estabelecendo paralelismos com oensino de projeto, no que respeita à decomposição analítica dos problemas, àmetodologia projetual e à formação de profissionais.Articulando com o ensino em Construção e Representação Digital, aaprendizagem baseada em projetos surge como a abordagem que melhorcaracteriza os processos de ensino-aprendizagem observados. Enquadradasnesta abordagem, problematizo as dimensões situada, colaborativa eexperiencial que daí emergem e reflito sobre a motivação e o interesse dos/asintervenientes como indicadores da valorização da questão orientadora e dadefinição de problemas, implicando-os/as na procura ativa de soluções.A proposta didática possibilita a reflexão crítica sobre os processos detrabalho no projeto de requalificação de um museu português, procurandochegar à compreensão, através dos resultados produzidos, de como as lógicas decomunicação, dialogicidade e reflexividade são essenciais para a construção deaprendizagens significativas.
Subject: Ciências da educação
Educational sciences
Scientific areas: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
TID identifier: 202160939
URI: https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/115821
Document Type: Relatório de Estágio
Rights: restrictedAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Relatório de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
289313.pdf
  Restricted Access
(Re)significar o projeto: contributos histórico-pedagógicos e dimensões estruturantes na aprendizagem baseada em projetos79.34 MBAdobe PDF    Request a copy from the Author(s)


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.