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https://hdl.handle.net/10216/115598
Author(s): | Rosa, António Machuco |
Title: | O destino pós-humano em Stelarc e Masahiro Mori |
Issue Date: | 2017 |
Description: | Neste artigo são apresentadas as conceções sobre o pós-humanismo do artista Stelarc e do cientistas da área da robótica Masahiro Mori. Em ambos os casos, realça-se a importância do desejo. Através de uma análise de alguns dos seus projetos, mostra- -se como a obra de Stelarc traduz uma situação individual e coletiva de crise, a qual se traduz na criação de figuras monstruosas, decorrendo da natureza dos duplos. Mostra-se como essa crise conduz à recondução do humano a um estado de indiferença e automatismo que anuncia literalmente a morte, pensada como uma condição pós-humana. De seguida, mostra-se como o conceito de Uncanny Valley proposto por Mori representa uma perspetiva completamente oposta sobre a condição pós-humana, salientando-se a diferença entre os robôs e os humanos. Enquanto em Stelarc o pós-humanismo representa a destruição do humano, em Mori ele é antes uma sublimação que pode ser antecipada na personagem do Buda. |
Subject: | Ciências da comunicação Communication sciences |
URI: | https://hdl.handle.net/10216/115598 |
Source: | Cibercultura: circum-navegações em redes transculturais de conhecimento, arquivos e pensamento |
Document Type: | Capítulo ou Parte de Livro |
Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | FLUP - Capítulo ou Parte de Livro |
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