Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/115202
Author(s): Maria de Fátima Coelho Monteiro
Title: A formação ética nos cursos de engenharia em Portugal: contributos para a repensar numa perspetiva do bem comum
Issue Date: 2018-07-04
Description: O papel que a tecnologia desempenha na contemporaneidade, e que se prevêdesempenhar no futuro, alerta para a importância de uma reflexão crítica eética sobre a sua evolução, uso e impactos. Neste contexto considerou-sepertinente analisar o que se passa na formação em engenharia pelodeterminante papel que este domínio do saber tem na evolução da tecnologia,e deste modo na construção social e ambiental do presente e do futuro.Pretendeu-se saber se está a ser promovida uma formação ética e reflexivados estudantes dos cursos de engenharia, que abranja o debate e a análisecrítica sobre o papel da tecnologia e da engenharia quer no presente, quer naconstrução que no presente se faz do futuro.Neste enquadramento, a presente investigação teve por objetivo indagar comoé que as instituições de ensino superior portuguesas que lecionam cursos deengenharia contemplam a formação ética dos seus estudantes e integram odebate sobre o papel da engenharia no presente e no futuro. O processo deinvestigação organizou-se em três fases: análise das missões das instituiçõesportuguesas que lecionam cursos de engenharia; análise dos currículos doscursos de engenharia; análise das fichas das unidades curriculares que, nestescursos, contemplam uma formação ética. O processo de investigação originoua produção de vários estudos que deram lugar a artigos, três dos quaisconstituem o fio condutor do trabalho aqui presente.Os resultados evidenciam que as instituições de ensino de engenharia centramas suas missões numa perspetiva de serviço ao sector económico, que aformação ética dos estudantes de engenharia ainda não é largamentereconhecida como fundamental e que está pouco presente nos currículos doscursos. Evidenciam também que o debate sobre o papel da engenharia nasociedade ainda está quase ausente da educação superior em engenharia.
Subject: Ciências da educação
Educational sciences
Scientific areas: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
TID identifier: 101508417
URI: https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/115202
Document Type: Tese
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
272485.pdfA formação ética nos cursos de engenharia em Portugal: contributos para a repensar numa perspetiva do bem comum3.95 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.