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dc.creatorMaria de Fátima Coelho Monteiro
dc.date.accessioned2019-02-02T21:25:01Z-
dc.date.available2019-02-02T21:25:01Z-
dc.date.issued2018-07-04
dc.date.submitted2018-07-06
dc.identifier.othersigarra:272485
dc.identifier.urihttps://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/115202-
dc.descriptionO papel que a tecnologia desempenha na contemporaneidade, e que se prevêdesempenhar no futuro, alerta para a importância de uma reflexão crítica eética sobre a sua evolução, uso e impactos. Neste contexto considerou-sepertinente analisar o que se passa na formação em engenharia pelodeterminante papel que este domínio do saber tem na evolução da tecnologia,e deste modo na construção social e ambiental do presente e do futuro.Pretendeu-se saber se está a ser promovida uma formação ética e reflexivados estudantes dos cursos de engenharia, que abranja o debate e a análisecrítica sobre o papel da tecnologia e da engenharia quer no presente, quer naconstrução que no presente se faz do futuro.Neste enquadramento, a presente investigação teve por objetivo indagar comoé que as instituições de ensino superior portuguesas que lecionam cursos deengenharia contemplam a formação ética dos seus estudantes e integram odebate sobre o papel da engenharia no presente e no futuro. O processo deinvestigação organizou-se em três fases: análise das missões das instituiçõesportuguesas que lecionam cursos de engenharia; análise dos currículos doscursos de engenharia; análise das fichas das unidades curriculares que, nestescursos, contemplam uma formação ética. O processo de investigação originoua produção de vários estudos que deram lugar a artigos, três dos quaisconstituem o fio condutor do trabalho aqui presente.Os resultados evidenciam que as instituições de ensino de engenharia centramas suas missões numa perspetiva de serviço ao sector económico, que aformação ética dos estudantes de engenharia ainda não é largamentereconhecida como fundamental e que está pouco presente nos currículos doscursos. Evidenciam também que o debate sobre o papel da engenharia nasociedade ainda está quase ausente da educação superior em engenharia.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectCiências da educação
dc.subjectEducational sciences
dc.titleA formação ética nos cursos de engenharia em Portugal: contributos para a repensar numa perspetiva do bem comum
dc.typeTese
dc.contributor.uportoFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
dc.identifier.tid101508417
dc.subject.fosCiências sociais::Ciências da educação
dc.subject.fosSocial sciences::Educational sciences
thesis.degree.disciplinePrograma Doutoral em Ciências da Educação
thesis.degree.grantorFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
thesis.degree.grantorUniversidade do Porto
thesis.degree.level2
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