Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/113130
Author(s): Bárbara Isabel Lopes Gonçalves
Title: Práticas típicas e ideais em intervenção precoce: o ponto de vista dos profissionais das Equipas Locais de Intervenção do distrito do Porto
Issue Date: 2018-07-04
Description: As Práticas de qualidade em Intervenção Precoce são definidas por parâmetrosque guiam os profissionais no seu trabalho diário. Todos os profissionais que trabalhamnas Equipas Locais de Intervenção (ELI) dispõem do guia "Práticas Recomendadas emIntervenção Precoce na Infância - Um Guia para Profissionais", no qual são referidas aspráticas recomendadas internacionalmente, nomeadamente: intervenção centrada nafamília, intervenção centrada no contexto e nas rotinas e o trabalho transdisciplinar.Com vista a conhecer melhor o trabalho desenvolvido pelas ELI, importa conhecer aideia dos profissionais, segundo a sua perceção, sobre as práticas que implementam e assuas ideias sobre o que são práticas de qualidade.Este projeto de investigação pretende estudar as ideias sobre práticas típicas eideais dos profissionais das ELI do distrito do Porto. Para além disso, pretende-secompreender, do ponto de vista dos profissionais, quais os fatores que justificam adiscrepância entre práticas e ainda identificar estratégias e sugestões de melhoria paraaproximar a prática típica da ideal, situando os obstáculos e sugestões no ModeloEcológico de Brofenbrenner. Para dar resposta aos objetivos do estudo foi usada aescala traduzida e adaptada FINESSE II (Escala de Avaliação de Serviços dirigidos aFamílias em Contextos Naturais). Participaram no estudo 11 Equipas Locais deIntervenção do distrito do Porto, com um total de 82 participantes.Os resultados quantitativos do estudo revelaram que as práticas ideais obtêmvalores médios superiores às práticas típicas em todas as ELI e em todos os itens daescala. Para além disso, a avaliação feita pelos profissionais às suas práticas típicasapresenta valores elevados, aproximando-se assim das práticas recomendadas. Aspráticas ideais tendem a apresentar os valores mais elevados da escala, revelando que osprofissionais concordam com o conceito de prática ideal veiculado na escala. Foramainda encontradas diferenças significativas na prática típica e ideal quando comparadosgrupos com diferentes anos de experiência em IP. Existem ainda diferençassignificativas na prática considerada ideal por profissionais da Saúde e da Educação.Os resultados qualitativos do estudo revelaram que tanto os fatores que, do pontode vista dos profissionais, justificam as discrepâncias entre práticas, como as sugestõesdadas para a aproximação das mesmas se encontram maioritariamente ao nível domicrossistema, estando por isso ao alcance das ELI a resolução destes problemas paraimplementarem a prática que consideram como a ideal.
Subject: Psicologia
Psychology
Scientific areas: Ciências sociais::Psicologia
Social sciences::Psychology
TID identifier: 202161820
URI: https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/113130
Document Type: Dissertação
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

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