Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/112867
Author(s): Rui Manuel Guerreiro Zacarias
Title: A capacidade da INECO Frontal Screening para prever a funcionalidade numa população com défice cognitivo: um estudo exploratório
Issue Date: 2018-07-04
Description: No contexto de uma população cada vez mais envelhecida, a avaliação cognitiva breve de adultos e idosos com suspeita de declínio cognitivo, assume um papel fundamental na medida em que o diagnóstico precoce influencia significativamente a possibilidade de acesso a programas de intervenção e, consequentemente, a evolução clínica. Prever as consequências do declínio cognitivo na funcionalidade nos contextos de vida diária constitui um desafio, exigindo instrumentos neuropsicológicos com validade ecológica. Neste contexto, realizou-se um estudo organizado em torno de dois objetivos principais. O primeiro centrou-se na exploração do impacto das variáveis sociodemográficas idade e escolaridade nas medidas de cognição global (DRS-2) e funcionamento executivo (IFS), bem como nas análises de correlação entre as duas medidas numa população da aldeia de Queimadela localizada no concelho de Armamar, distrito de Viseu (N = 72). Os resultados evidenciaram que,relativamente à DRS-2, a escolaridade e a idade foram preditores significativos capazes de explicar em conjunto 51.3% da variância total tendo sido a escolaridade o preditor mais forte. De igual forma, para a IFS, a idade e a escolaridade foram preditores significativos explicando em conjunto70.6% da variância total, embora tivesse sido a idade o preditor mais forte. Adicionalmente, verificaram-se correlações significativas elevadas entre a IFS e a DRS-2 total (r = .68, p<.001), bem como com as suas subescalas, salientando-se especialmente a correlação elevada com a subescala da Memória (r = .66, p<.001). Relativamente ao segundo objetivo, o foco da atenção centrou-se num subgrupo de participantes com défice cognitivo (n = 32) tendo sido exploradas as correlações entre a IFS e medidas de funcionalidade (IAFAI e mRS), bem como a capacidade preditiva da IFS do nível de funcionalidade dos participantes. Os resultados indicam a existência correlações significativas entre a IFS e o IAFAI (r = -.57, p<.005) e o mRS (r = -.72, p<.001), tendo sido também encontrada uma correlação elevada entre a IFS e a subescala de AIVD-A do IAFAI (r = -.78, p<.001). Quanto à capacidade preditiva da IFS relativamente à funcionalidade dos participantes, os resultados obtidos mostraram que a IFS é um preditor significativo do desempenho em ambas as medidas de funcionalidade, explicando 30.2% da variância no IAFAI e 49.5% da variância na mRS.
Subject: Psicologia
Psychology
Scientific areas: Ciências sociais::Psicologia
Social sciences::Psychology
TID identifier: 201969807
URI: https://hdl.handle.net/10216/112867
Document Type: Dissertação
Rights: restrictedAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
273417.pdf
  Restricted Access
A capacidade da INECO Frontal Screening para prever a funcionalidade numa população com défice cognitivo: um estudo exploratório861.67 kBAdobe PDF    Request a copy from the Author(s)


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.