Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/112674
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorIsmael Cerqueira Vieira
dc.date.accessioned2019-02-01T21:23:52Z-
dc.date.available2019-02-01T21:23:52Z-
dc.date.issued2018-07-03
dc.date.submitted2018-07-04
dc.identifier.othersigarra:272224
dc.identifier.urihttps://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/112674-
dc.descriptionA inovação pedagógica é um assunto cada vez mais presente e premente emtodos os graus de ensino, como forma de ajustar a educação e formação escolaràs necessidades sentidas pelas sociedades e economias do presente e do futuro.O presente estudo teve como principais objetivos a sistematização daspráticas de inovação pedagógica do Gabinete de Inovação Pedagógica e umaavaliação dos efeitos do programa de formação de docentes da Universidade doPorto, para perceber as mudanças na prática pedagógica.O Gabinete de Inovação Pedagógica, a funcionar desde 2015, tem dedicadoa sua atividade à melhoria do ensino e aprendizagem na área pedagógica naUniversidade do Porto. Mantem um conjunto de iniciativas e programas quecontribuem para a transformação das práticas pedagógicas ao nível do ensinosuperior. Destacam-se ao nível da formação pedagógica de docentes o programade formações em áreas como as competências pessoais, métodos de avaliação,novas abordagens pedagógicas e tecnologias educativas. Ao nível do incentivo àinovação promove, financia e premeia anualmente os Projetos de InovaçãoPedagógica, o Prémio de Excelência Pedagógica e as Unidades Curriculares"InovPed".Os resultados do inquérito sobre os efeitos da formação permitiram percebera existência de mudanças favoráveis que vão de encontro aos modelos de trabalhopedagógicos centrados nos estudantes. Porém, existem na Universidade do Portodiferentes ritmos e níveis de mudança na prática letiva.
dc.language.isopor
dc.rightsrestrictedAccess
dc.subjectCiências da educação
dc.subjectEducational sciences
dc.title"Universidade versão B": contextos, trajetos e efeitos das práticas do Gabinete de Inovação Pedagógica da Universidade do Porto
dc.typeDissertação
dc.contributor.uportoFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
dc.identifier.tid201969866
dc.subject.fosCiências sociais::Ciências da educação
dc.subject.fosSocial sciences::Educational sciences
thesis.degree.disciplineMestrado em Ciências da Educação
thesis.degree.grantorFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
thesis.degree.grantorUniversidade do Porto
thesis.degree.level1
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
272224.pdf
  Restricted Access
"Universidade versão B": contextos, trajetos e efeitos das práticas do Gabinete de Inovação Pedagógica da Universidade do Porto4 MBAdobe PDF    Request a copy from the Author(s)


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.