Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/112354
Author(s): Edjmilton dos Santos Moniz Fernandes
Title: "No mesmo lado da canoa": a gestão e as (pre)ocupações da direção das escolas secundárias: contributos para a educação escolar em São Tomé e Príncipe (STP)
Issue Date: 2018-06-13
Description: Este trabalho de pesquisa indutiva, descritiva e analítica enquadra-se na área da administração educacional, particularmente, a administração escolar. O objetivo geral é compreender as principais atividades e os desafios que enfrentam os/as (sub)diretores/as das escolas públicas que oferecem o ensino secundário em São Tomé e Príncipe (STP) considerando o seu compromisso com a educação, com a escola enquanto organização e com o Ministério da Educação. Procuramos dar a conhecer as conceções de educação, de escola e as atividades e os desafios dos/as (sub)diretores/as. Procuramos ressaltar uma perspetiva de gestão escolar alicerçada nos pressupostos da democracia, da descentralização, da autonomia e da participação, que por sua vez, exige uma "liderança interativa cuja ação e ocupação se baseiam nas dinâmicas de interação, mediação e ética" (E. Ferreira, 2012, p. 155). Entendendo a Escola como organização criada e sustentada pela ação, reflexão e ação de uma agência humana e não como uma unidade estática que apenas executa as tarefas que lhe são impostas (E. Ferreira, 2012; Lima, 2006). Do ponto de vista epistemológico seguimos um paradigma fenomenológico interpretativo na medida em que procuramos compreender os fenómenos a partir da perceção e manifestação através da linguagem escrita dos/as (sub)diretores/as de escola. Uma perspetiva metodológica essencialmente qualitativa numa abordagem tipo "estudo de caso". Como técnica de recolha e análise de dados privilegiamos a análise documental e o questionário aberto. Esta técnica é muito "útil quando o ideal era fazer entrevistas, mas não há tempo nem facilidade para o fazer; [...] útil quando pretendemos obter informação qualitativa em vez de quantitativa" (Hill, 2014, p. 139), o que, de certa forma, caracteriza o nosso estudo e a nossa situação face à recolha de dados. Quanto ao resultado, percebemos que os/as (sub)diretores/as são confrontados com diversas atividades complicadas, obstáculos, peripécias para resolverem e o desafio, como referiu vários dos nossos respondentes, está em criar meio próprio para todos que labutam nesse espaço com diversos condicionamentos, se sintam motivados, a começar pelos discentes. Pois que o foco da escola está em servir o aluno no sentido deste chegar a ter resultado positivo para que a escola possa apresentar bons resultados estatísticos, "para atender a política do governo" (EQ.12).
Subject: Ciências da educação
Educational sciences
Scientific areas: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
TID identifier: 201948826
URI: https://hdl.handle.net/10216/112354
Document Type: Dissertação
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
270125.pdf"No mesmo lado da canoa": a gestão e as (pre)ocupações da direção das escolas secundárias: contributos para a educação escolar em São Tomé e Príncipe (STP)1.49 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.