Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/112354
Author(s): Edjmilton dos Santos Moniz Fernandes
Title: "No mesmo lado da canoa": a gestão e as (pre)ocupações da direção das escolas secundárias: contributos para a educação escolar em São Tomé e Príncipe (STP)
Issue Date: 2018-06-13
Description: Este trabalho de pesquisa indutiva, descritiva e analítica enquadra-se na área daadministração educacional, particularmente, a administração escolar. O objetivo geral écompreender as principais atividades e os desafios que enfrentam os/as (sub)diretores/as dasescolas públicas que oferecem o ensino secundário em São Tomé e Príncipe (STP)considerando o seu compromisso com a educação, com a escola enquanto organização e como Ministério da Educação. Procuramos dar a conhecer as conceções de educação, de escola eas atividades e os desafios dos/as (sub)diretores/as.Procuramos ressaltar uma perspetiva de gestão escolar alicerçada nos pressupostosda democracia, da descentralização, da autonomia e da participação, que por sua vez, exigeuma "liderança interativa cuja ação e ocupação se baseiam nas dinâmicas de interação,mediação e ética" (E. Ferreira, 2012, p. 155). Entendendo a Escola como organização criadae sustentada pela ação, reflexão e ação de uma agência humana e não como uma unidadeestática que apenas executa as tarefas que lhe são impostas (E. Ferreira, 2012; Lima, 2006).Do ponto de vista epistemológico seguimos um paradigma fenomenológicointerpretativo na medida em que procuramos compreender os fenómenos a partir da perceçãoe manifestação através da linguagem escrita dos/as (sub)diretores/as de escola. Umaperspetiva metodológica essencialmente qualitativa numa abordagem tipo "estudo de caso".Como técnica de recolha e análise de dados privilegiamos a análise documental e oquestionário aberto. Esta técnica é muito "útil quando o ideal era fazer entrevistas, mas nãohá tempo nem facilidade para o fazer; [...] útil quando pretendemos obter informaçãoqualitativa em vez de quantitativa" (Hill, 2014, p. 139), o que, de certa forma, caracteriza onosso estudo e a nossa situação face à recolha de dados.Quanto ao resultado, percebemos que os/as (sub)diretores/as são confrontados comdiversas atividades complicadas, obstáculos, peripécias para resolverem e o desafio, comoreferiu vários dos nossos respondentes, está em criar meio próprio para todos que labutamnesse espaço com diversos condicionamentos, se sintam motivados, a começar pelosdiscentes. Pois que o foco da escola está em servir o aluno no sentido deste chegar a terresultado positivo para que a escola possa apresentar bons resultados estatísticos, "paraatender a política do governo" (EQ.12).
Subject: Ciências da educação
Educational sciences
Scientific areas: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
TID identifier: 201948826
URI: https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/112354
Document Type: Dissertação
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
270125.pdf"No mesmo lado da canoa": a gestão e as (pre)ocupações da direção das escolas secundárias: contributos para a educação escolar em São Tomé e Príncipe (STP)1.49 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.