Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/111493
Author(s): Maria de Fátima Costa de Sá Correia de Sousa
Title: E do gesto se faz mundo: aprender/ensinar filosofia em LGP
Issue Date: 2018-01-23
Description: Esta investigação tem como finalidade estudar a legitimidade e a viabilidade deconstruir o discurso filosófico em LGP numa aula de Filosofia do ensino secundário, emcontexto de surdez.Partindo de um prévio esclarecimento acerca dos conceitos de língua, língua gestual,filosofia e da relação entre língua e filosofia, constituí como objeto de estudo a línguagestual portuguesa a partir da fala de alguns/as gestuantes Surdos/as. Procurei perceberque recursos linguísticos são utilizados por essas/es gestuantes Surdas/os pararesolverem o problema linguístico-cognitivo da não existência de léxico filosóficostandard que cubra todos os conceitos filosóficos.A problemática e as perspetivas epistemológicas conduziram à criação de um corpus deproduções gestuais a partir de textos filosóficos, apresentando cada um deles umconceito sem termo linguístico correspondente em língua gestual portuguesa ou cujosigno gestual remeta para um sentido diferente do sentido filosófico presente no texto.Foi produzido um dispositivo para a recolha e análise da informação constituído pelagravação das produções gestuais em vídeo e a construção de grelhas de transcrição equadros de categorização da informação.A investigação permitiu-me justificar a legitimidade do discurso filosófico em línguagestual portuguesa e a análise do corpus construído permitiu-me concluir a suaviabilidade tendo constatado que as/os gestuantes Surdas/os que colaboraram nestetrabalho recorreram preferencialmente à composição e empréstimo interno como formade resolver o problema, embora uma minoria tivesse utilizado a dactilologia. Estasconclusões sugerem a necessidade de alargar o estudo a mais conceitos e a um númeromaior de gestuantes.
Subject: Ciências da educação
Educational sciences
Scientific areas: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
TID identifier: 101590865
URI: https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/111493
Document Type: Tese
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
260763.pdfE do gesto se faz mundo: aprender/ensinar filosofia em LGP3.99 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.