Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/111464
Author(s): Fernandes, José Alberto Rio
Oliveira, Helder
Title: A cidade na aprendizagem geográfica e a responsabilidade da Geografia na aprendizagem da cidade
Issue Date: 2017
Description: O presente artigo é um ponto de partida para uma reflexão sobre a aprendizagem da cidade que é feita no ensino básico e secundário, tomando como base o que é prescrito pelos documentos curriculares e programáticos das disciplinas na área da Geografia. Considera-se a responsabilidade da Geografia na aprendizagem da cidade, propondo-se abordagens que reinterpretem os documentos curriculares e que promovam a inovação pedagógica e didática no sentido de potenciar o cumprimento da função social que a disciplina tem relativamente às aprendizagens que deve promover em matéria de ensino obrigatório. Essa função, que é necessariamente também uma responsabilidade social, estará associada à promoção de uma visão de cidade que vai para alémdo processo de urbanização, da relação cidade-campo, dos sistemas urbanos ou da dinâmica interna e, por isso, deve abarcar dimensões ligadas designadamente à demografia, à economia, à vida social, à atividade política e à criação cultural.
Subject: Geografia
Geography
URI: https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/111464
Source: As dimensões e a responsabilidade social da Geografia: XI Congresso da Geografia Portuguesa: livro de atas
Document Type: Artigo em Livro de Atas de Conferência Nacional
Rights: openAccess
Appears in Collections:FLUP - Artigo em Livro de Atas de Conferência Nacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
241447.pdf1.95 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.