Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/110521
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dc.creatorInês de Castro Felgueiras
dc.date.accessioned2022-09-07T12:24:25Z-
dc.date.available2022-09-07T12:24:25Z-
dc.date.issued2017-11-13
dc.date.submitted2018-02-02
dc.identifier.othersigarra:249802
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/110521-
dc.descriptionO presente estudo insere-se num quadro de investigação mais amplo que visa caracterizar a competência narrativa autobiográfica de crianças e adolescentes em acolhimento residencial. Dada a história de vida caracterizada por grandes roturas e adversidades dos adolescentes que vivem em acolhimento residencial, esta investigação dedicou-se a verificar se a coerência das suas narrativas de vida se diferenciava da encontrada nas de adolescentes a viver com as suas famílias. Adicionalmente, pretendeu-se também explorar a dinâmica da construção identitária, quanto à integração de acontecimentos críticos na narrativa de vida e à perceção de continuidade/descontinuidade na vida e no self. A Entrevista de Elicitação de Narrativas de Vida foi realizada junto de 58 adolescentes de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 13 e os 17 anos (M=15.24, DP=1.081), dos quais 28 adolescentes viviam em acolhimento residencial e 30 adolescentes viviam com as suas famílias. A coerência das narrativas foi analisada através das Three Rating Scales for Global Temporal, Causal-Motivational, and Thematic Coherence in Life Narratives (Habermas e Diel, 2005). Seguidamente foi usada a Entrevista sobre acontecimentos críticos e perceção de mudança e continuidade (Henriques & Felgueiras, 2015). Os resultados mostram que a coerência das narrativas de vida, na dimensão da orientação temporal, foi significativamente mais baixa nos adolescentes em acolhimento, de acordo com as hipótese inicialmente colocada. Contudo, não foram encontradas diferenças entre os grupos em relação às outras duas dimensões da coerência, nem quanto ao grau de integração do acontecimento critico na narrativa de vida. Os grupos distinguiram-se novamente ao nível da perceção de descontinuidade da vida, mas não ao nível da perceção de descontinuidade do self ou da perceção de continuidade do self. Foram identificadas, no grupo geral de adolescentes, associações entre a coerência e a integração do acontecimento crítico, a perceção de continuidade/descontinuidade e a idade. Para terminar, é de destacar o caráter inovador de explorar a emergência da identidade narrativa junto de adolescentes maltratados e a viver fora das famílias, aspetos que não parecem inócuos para a construção do self.
dc.language.isopor
dc.rightsrestrictedAccess
dc.subjectPsicologia
dc.subjectPsychology
dc.titleIdentidade narrativa: comparação entre adolescentes em acolhimento residencial e em família
dc.typeDissertação
dc.contributor.uportoFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
dc.identifier.tid201832518
dc.subject.fosCiências sociais::Psicologia
dc.subject.fosSocial sciences::Psychology
thesis.degree.disciplineMestrado Integrado em Psicologia
thesis.degree.grantorFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
thesis.degree.grantorUniversidade do Porto
thesis.degree.level1
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