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dc.creatorGuardiano, M.
dc.creatorPassas, M.A.
dc.creatorCorujeira, S.
dc.creatorGonçalves, D.
dc.creatorAlmeida. P.
dc.creatorViana, Victor
dc.date.accessioned2019-02-04T07:27:53Z-
dc.date.available2019-02-04T07:27:53Z-
dc.date.issued2017
dc.identifier.issn1645-0086
dc.identifier.othersigarra:242462
dc.identifier.urihttps://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/110134-
dc.descriptionOs pais valorizam e estimulam os filhos de acordo com o que estabelecem como relevante para o seu comportamento e desenvolvimento, sendo as práticas parentais de cuidados e educação determinadas pela sua cultura, crenças e valores. Perante o nascimento de uma criança prematura, os pais têm que lidar com a vulnerabilidade da criança internada na Neonatologia, um ambiente porventura facilitador da aquisição de crenças e cognições pouco adequadas.Os objetivos foram: avaliar as crenças parentais em crianças em idade pré-escolar com antecedentes de prematuridade (idade gestacional inferior a 32 semanas), identificar as práticas mais valorizadas pelas mães e relacionar as características sociodemográficas, a valorização das práticas, o grau de prematuridade e a duração do internamento com as crenças parentais.Os participantes foram as mães de crianças com antecedentes de prematuridade, com idade gestacional inferior a 32 semanas, observadas na consulta de Neurodesenvolvimento de um hospital terciário. Foram aplicados questionários sobre dados sociodemográficos e o Questionário de Crenças e Práticas Maternas sobre Cuidados com as Crianças. As mães atribuíram mais importância à dimensão Estimulação, sendo a Disciplina considerada a dimensão menos importante. A Vinculação e a Disciplina associam-se negativamente com a idade cronológica. Conclui-se que que as vivências marcantes dos pais dos grandes prematuros nos primeiros tempos de vida destes acarretam preocupações quanto ao seu posterior desenvolvimento psicomotor que os levam a dar prioridade a comportamentos de estimulação e a descurar as questões sociais e a disciplina.
dc.description.abstractParents appreciate and encourage their children according to when they believe that is relevant to their development, and parenting practices are determined by their culture, beliefs and values. Facing the birth of a premature child, parents have to deal with the child's vulnerability when admitted to the Neonatal Intensive Care Unit, eventually an environment that facilitates the acquisition of wrong beliefs and concepts. Goals were: to evaluate parental beliefs of preschool age children, with a history of prematurity (gestational age of less than 32 weeks), identify the most valued practices / beliefs and relate them to social and demographic characteristics, degree of prematurity and length of stay in the hospital. The sample consisted of the mothers of children with a history of prematurity (gestational age less than 32 weeks) observed in the Neurodevelopmental consultation of a tertiary hospital. Questionnaires were applied to assess demographic data along with the Questionnaire of beliefs about maternal practices. Mothers have given more importance to the dimension "Stimulation", and "Discipline" was considered the least important dimension. "Bonding" and "discipline" were negatively associated with age. The results suggest that the remarkable experiences of parents of very premature infants in their early life lead to concerns about their further neurodevelopment, which leads them to prioritize stimulating behaviors, and neglecting social issues, presentation and discipline.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectCiências da Saúde, Ciências médicas e da saúde
dc.subjectHealth sciences, Medical and Health sciences
dc.titleEstimulação, disciplina, vinculação e apresentação: as crenças das mães de grandes prematuros
dc.typeArtigo em Revista Científica Nacional
dc.contributor.uportoFaculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação
dc.identifier.doi10.15309/17psd180112
dc.subject.fosCiências médicas e da saúde
dc.subject.fosMedical and Health sciences
Appears in Collections:FCNAUP - Artigo em Revista Científica Nacional

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