Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/110118
Author(s): Daniela de Sousa Fernandes
Title: Dinâmicas de jovens entre a escola e o futebol: desafios às categorias em contextos de alta competição masculina
Issue Date: 2017-11-14
Description: Entre os estudos que se têm dedicado às juventudes e suas culturas, podemosencontrar um particular interesse em tratar as questões juvenis na sua relação com ocontexto escolar, introduzindo a categoria juventude num campo onde a categoria deestudante é a mais dominante.Nesta dissertação analisam-se dois dos contextos onde a categoria juventude seinsere: no contexto desportivo e escolar. É entre estes dois contextos ou nas tensões entreambos que se foca o estudo.O estudo desenvolveu-se durante nove meses na Casa do Dragão, local onde seencontra sediado o Departamento Pedagógico do Futebol Clube do Porto, que funcionacomo residência de jovens rapazes futebolistas que por jogarem no Futebol Clube doPorto se encontram afastados da sua área de residência. Procuramos conhecer a relaçãoque estes jovens estabelecem com o Saber e a Escola, como também conhecer e analisaro trabalho que o Departamento Pedagógico do clube desenvolve com estes rapazes paraque alcancem um percurso educativo de sucesso.A questão "Como é que os jovens rapazes conciliam a prática desportiva, numcontexto de alta competição, e o seu percurso escolar?" orientou todo o processo deinvestigação que assentou numa metodologia qualitativa. Recorremos a uma abordagempróxima à Investigação-Ação, opção que se revelou a mais adequada tendo em conta asdinâmicas do contexto. Recorre-se ainda à observação participante, escrita de notas deterreno, como também a entrevistas semiestruturadas aplicada a técnicos/as e o grupo dediscussão focalizada envolvendo jovens.Na análise de resultados ficou claro que o contexto escolar é ao mesmo tempo umespaço-chave para estes rapazes vivenciarem a sua juventude e um espaço de confrontoentre a figura do aluno, do jovem e a figura do jogador. Nesta discussão são apresentadosos diversos sentidos que os jovens atribuem à escola mobilizando-se ainda o conceito decultura contra escolar para explicitar o confronto entre o papel de aluno e jovem.Consideramos que estes jovens produzem uma cultura específica, no confronto entremundos aparentemente opostos e que vivenciam transições juvenis intermitentes que sãomais facilmente compreensíveis quando analisadas à luz da teoria de geração yô-yô.
Subject: Ciências da educação
Educational sciences
Scientific areas: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
TID identifier: 201850907
URI: https://hdl.handle.net/10216/110118
Document Type: Dissertação
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
242532.pdfDinâmicas de jovens entre a escola e o futebol: desafios às categorias em contextos de alta competição masculina1.05 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.