Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/109872
Author(s): Rafaela Soares Ferreira
Title: Intervenção autárquica, desenvolvimento social local e mudança social: reflexões a partir de uma experiência de estágio
Issue Date: 2017-12-20
Description: O presente relatório foi desenvolvido no âmbito do estágio curricular do Mestrado em Ciências da Educação, realizado na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, no domínio de Educação, Comunidades e Mudança Social. O referido estágio decorreu no Departamento Municipal de Desenvolvimento Social da Câmara Municipal do Porto, mais concretamente, na Divisão Municipal de Ação Social, compreendendo o período de Outubro de 2016 a Junho de 2017. A participação do Departamento Municipal de Desenvolvimento Social na definição da estratégia de desenvolvimento social do município é acompanhada por um vasto conjunto de competências e uma intervenção mais alargada nos diversos domínios sociais que lhe compete. Ainda que o desenvolvimento do estágio curricular se tenha centrado na ação da Divisão Municipal de Ação Social, este permitiu-me conhecer e contactar de um modo geral com as diversas áreas de intervenção e funções que caraterizam o Departamento, e principalmente a Divisão, possibilitando-me assim uma aproximação às dinâmicas desenvolvidas ao longo da minha presença no contexto. A minha ação no contexto de estágio foi sofrendo alterações decorrentes das necessidades da instituição, o que me possibilitou o contacto com diversas realidades e situações com as quais o trabalho de uma mediadora socioeducativa em contexto autárquico se pode deparar. Posto isto, o meu estágio culminou com a possibilidade de desenvolver, individualmente, uma proposta de intervenção em torno de um tema considerado pertinente pela Divisão, tendo em conta os seus domínios de atuação. Neste seguimento, tendo em conta as temáticas sobre as quais se foi apoiando o desenvolvimento do meu percurso de estágio, o presente relatório incide sobre as questões da Intervenção Social nas Autarquias enquanto forma de Desenvolvimento Social Local e Mudança Social, atravessadas por dinâmicas de Mediação Socioeducativa.
Subject: Ciências da educação
Educational sciences
Scientific areas: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
TID identifier: 201816881
URI: https://hdl.handle.net/10216/109872
Document Type: Dissertação
Rights: restrictedAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
239642.pdf
  Restricted Access
Intervenção autárquica, desenvolvimento social local e mudança social: reflexões a partir de uma experiência de estágio995.65 kBAdobe PDF    Request a copy from the Author(s)


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.