Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10216/108630
Author(s): Danielle Braga Luz Vargas
Title: A formação experiencial na Escola da Ponte: os olhares dos professores/as na construção do seu fazer docente
Issue Date: 2017-11-23
Description: No âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, desenvolveu-se um estudo com oobjetivo de compreender como a formação experencial contribui para odesenvolvimento profissional dos professores. Este estudo se realizou na Escola daPonte por ser uma instituição que se reconhece através do seu contrato de autonomiacomo tendo inspirações pedagógicas democráticas e como o objetivo de criar condiçõespara que a escola crie programas de formação e de documentação centradas naexperiência do projecto educativo . O quadro teórico se baseia na formação no contextode trabalho, para isso faz-se um percurso sobre os modelos de formação e dos dilemasprofissionais do trabalho docente até adentrarmos a ideia dos professores/as comoconstrutores do seu desenvolvimento profissional. Para isso, busca-se refletir sobrecomo os espaços de trabalho podem ser espaços formativos e de como o trabalho dosdocentes ocorre em equipa e de forma cooperativa. A partir dessa situação, o foco desteestudo foi analisar como se constituia a cooperação entre os professores/as, a reflexãocontextualizada sobre os problemas ,desafios e na produção de saberes.O estudo adota o paradigma fenomenológico - interpretativo com a abordagemmetodológica qualitativa através de um estudo de caso. A recolha dos dados incluiu astécnicas de observação participante e entrevista. Os resultados foram relatados,analisados, refletidos e interpretados no sentido de captar a relevância dos fatoscoletados através da análise de contéudos das entrevistas e dos registos dos diários decampo.Os resultados do estudo apontam para uma compreensão de que a formação experencialque ocorre na Escola da Ponte tem a ver com a natureza do projecto. Assim como, asreuniões foram se traduzindo em espaços formativos pelas necessidades e desafios quesão demandadas do próprio projecto, que possuem valores da autonomia solidária e daresponsabilidade . Outro aspecto importante que foi ressaltado através da análise é quehá um ideal educativo que fomentam práticas de colaboração entre os docentes e alunos.
Subject: Ciências da educação
Educational sciences
TID identifier : 201832593
URI: http://hdl.handle.net/10216/108630
Document Type: Dissertação
Rights: restrictedAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
228164.pdfA formação experiencial na Escola da Ponte: os olhares dos professores/as na construção do seu fazer docente1.14 MBAdobe PDF    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.