Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/108556
Author(s): Andreia Patricia Amaral Rodrigues
Title: Interação pais-criança em situação de jogo livre: um estudo exploratório
Issue Date: 2017-11-14
Description: Este trabalho teve como objetivo contribuir para a compreensão das formas de interação diádicas pais-criança em situação de jogo livre. Tivemos como quadro conceptual de referência a perspetiva ecológica de U. Bronfenbrenner, o modelo transacional de A. Sameroff e a teoria sociocultural do desenvolvimento humano de S. Vigotsky, que nos permite olhar para o desenvolvimento da criança como um processo predominantemente interativo-transacional sendo os primeiros parceiros de interação, normalmente, os pais. Considerando o pressuposto que as relações são bidirecionais, dinâmicas e recíprocas, pretendemos caracterizar não só as formas de interação dos pais para com a criança, mas também as formas de interação entre a criança e a mãe e entre a criança e o pai. No nosso estudo participaram 9 crianças em idade pré-escolar e respetivos pais. Primeiramente criámos a nossa própria Grelha de Avaliação da Interação Pais-Criança em situação de jogo (GAIPC). Este instrumento permitiu-nos analisar um conjunto de vídeos, nos quais observámos os comportamentos de interação dos pais e das crianças, nas seguintes dimensões: Disponibilidade; Ambiente de ensino/aprendizagem; Clima emocional e afetivo; Divertimento; e Estruturação. Adicionalmente os pais responderam a um questionário sobre alguns aspetos relativos às formas e ao tempo de brincadeira com a criança. Os resultados deste estudo apontam para semelhanças evidentes na quantidade e na qualidade dos comportamentos adotados por mães e pais no decorrer das interações com os seus filhos/as. O mesmo se verifica quando analisamos os comportamentos das crianças em função da interação ocorrer com a mãe ou com o pai. Porém encontraram-se também várias particularidades nestas interações as quais serão especificadas e discutidas. Ademais, todos os pais que participaram neste estudo reconhecem a importância de brincar no desenvolvimento da criança e metade dos participantes considera que pai e mãe participam de forma igualitária nas atividades lúdicas com a criança. Os principais resultados obtidos deste trabalho proporcionam uma leitura mais congruente com a realidade das famílias portuguesas, nas quais o pai e a mãe tendem a tornar mais equitativas as formas de envolvimento com os seus filhos/as.
Subject: Psicologia
Psychology
Scientific areas: Ciências sociais::Psicologia
Social sciences::Psychology
TID identifier: 201762447
URI: https://hdl.handle.net/10216/108556
Document Type: Dissertação
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

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