Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/108517
Author(s): Deborah Caldas Oliveira
Title: Pre-requisites and perceived life changes in the transition to parenthood: psychometric properties and differences based on gender, age and desire for parenthood
Issue Date: 2017-11-16
Description: A avaliação das intenções de parentalidade nos jovens adultos tornou-se especialmente importante nos dias de hoje para ajudar a melhor entender os motivos que podem estar subjacentes ao crescente adiamento da paternidade. A presente investigação teve por objetivos: i) o estudo das propriedades psicométricas das escalas "Conditions of importance for the decision to become a parent" (CITP) e "Perceived life changes in connection with becoming a parent" (PLCCP) (Pré-requisitos e mudanças percecionadas na transição para a parentalidade) em Portugal; e ii) examinar as diferenças de género, idade e desejo de parentalidade nessas perceções. Para tal foram recrutados 500 alunos da Universidade do Porto. A validade do constructo foi validada através de análises fatoriais exploratórias e confirmatórias (AFE e AFC) e a confiabilidade foi estimada com o teste de consistência interna. Realizou-se a AFE em 50% da amostra selecionada aleatoriamente, resultando em cinco fatores, que coletivamente representam 67% da variância. Na restante metade da amostra, realizou-se a AFC para avaliar a utilidade do modelo derivado empiricamente. O valor global da escala e cada uma das dimensões apresentaram boa consistência interna e boa estabilidade ao longo do tempo. Os resultados indicaram ainda que as mulheres, os jovens com menos de 18 anos, e os que expressaram o desejo de ter filhos no futuro revelaram níveis mais altos de perceções da parentalidade. O instrumento apresenta fidelidade e validade adequadas para futuras investigações realizadas no contexto da parentalidade. No entanto, pode ser necessário realizar estudos adicionais com uma população jovem adulta mais heterogénea.
Subject: Psicologia
Psychology
Scientific areas: Ciências sociais::Psicologia
Social sciences::Psychology
TID identifier: 201760908
URI: https://hdl.handle.net/10216/108517
Document Type: Dissertação
Rights: restrictedAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
227321.pdf
  Restricted Access
Pre-requisites and perceived life changes in the transition to parenthood: psychometric properties and differences based on gender, age and desire for parenthood698.1 kBAdobe PDF    Request a copy from the Author(s)


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.