Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/108514
Author(s): Sónia Andreia Alves Oliveira
Title: Compreendendo a conceptualização e operacionalização da sexualidade adolescente: revisão sistemática da literatura
Issue Date: 2017-11-17
Description: A sexualidade adolescente tem recebido bastante atenção por parte dosinvestigadores, especialmente desde que se adotou uma conceção mais positiva edesenvolvimental da mesma. Surgem, nomeadamente, diversas revisões sistemáticas nestedomínio, contudo nenhuma dessas revisões procurou explorar se essa conceção holística érealmente aplicada. Neste sentido, este estudo tem como objetivo rever de forma sistemáticainvestigações em que o objeto considere as variáveis psicológicas associadas à sexualidadena adolescência, de forma a efetuar uma análise crítica das opções concetuais emetodológicas adotadas no domínio e das implicações dessas opções na prática da ES.A pesquisa cingiu-se ao ano de 2016 e foi efetuada através de bases de dados,integradas na EBSCO, relacionadas com a psicologia. Através das palavras-chaveestabelecidas foram identificados 1444 artigos, dos quais 173 foram selecionados paraanálise, tendo em conta os critérios de inclusão e exclusão previamente definidos.Os resultados demonstraram que apenas dois estudos definiram de forma explícita oconstruto sexualidade. A concetualização nos restantes estudos foi deduzida através dos seusobjetivos e variáveis, tendo-se verificado uma enfâse nos comportamentos sexuais, mastambém a emergência de novos temas associados à mesma. No que diz respeito àoperacionalização do construto, constatou-se que a maioria das investigações utilizou umdesign quantitativo e transversal, tendo recorrido a questionários de autorrelato com questõeselaboradas pelos autores. Além disso, foi possível perceber que os estudosoperacionalizaram diferentes componentes da sexualidade adolescente através das mesmasvariáveis, que por sua vez, privilegiam a sua componente de risco. Neste sentido, ainda éincipiente uma visão global e holística da sexualidade adolescente nos estudos revistos o queacarreta consequências na pratica da ES que, consequentemente, se revela parcial.Deste modo, parece importante que investigações futuras adotem umaconcetualização e operacionalização mais holística da sexualidade adolescente, tendo emconta uma perspetiva positiva e normativa da mesma, bem como as suas componentespsicológicas, desenvolvimentais e contextuais. Só através desta linha de investigação serápossível colocar em prática a ES de uma forma plena, eficaz e compreensiva.
Subject: Psicologia
Psychology
Scientific areas: Ciências sociais::Psicologia
Social sciences::Psychology
TID identifier: 201832500
URI: https://hdl.handle.net/10216/108514
Document Type: Dissertação
Rights: restrictedAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
227344.pdf
  Restricted Access
Compreendendo a conceptualização e operacionalização da sexualidade adolescente: revisão sistemática da literatura1.86 MBAdobe PDF    Request a copy from the Author(s)


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.