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https://hdl.handle.net/10216/108498
Author(s): | Rita dos Reis Vilela |
Title: | Avaliação do impacto de um programa de intervenção socioeducativa: o Projeto ColorADD.Social |
Issue Date: | 2017-11-16 |
Description: | No presente trabalho apresenta-se um estudo no qual se avaliou o impacto social do projeto socioeducativo ColorADD.Social nas Escolas, que visa a promoção do conhecimento e de atitudes inclusivas face às pessoas daltónicas entre crianças do 4º ano do Ensino Básico. Descrito muito sucintamente, este projeto materializa-se num programa de sensibilização/educação não-formal que aborda a temática do daltonismo, proporcionando conhecimento acerca desta incapacidade, demonstrando a sua influência na vida da pessoa daltónica, realizando o rastreio precoce de daltonismo e de acuidade visual, e ensinando às crianças o uso do Código ColorADD. O projeto foi implementado nos 17 municípios da Área Metropolitana do Porto, apresentando-se neste trabalho o estudo de impacto realizado em um deles. Uma das tipologias de investigação na psicologia social aplicada foca-se na avaliação do impacto de programas ou projetos de intervenção (e.g. Lodzinski, Motomura & Schneider, 2005; Oskamp & Schultz, 1997). É fundamental a avaliação das ações implementadas a fim de averiguar o seu sucesso ou insucesso, verificando estas permitiram, por exemplo, mudar atitudes ou comportamentos no sentido que se previa. É enquadrado neste domínio que o presente trabalho se realizou. No estudo de impacto social que aqui se apresenta testa-se o efeito do Projeto ColorADD, através da comparação de um conjunto de medidas recolhidas antes e após a participação das crianças no programa. Foram empregues tanto medidas qualitativas como quantitativas, organizadas conceptualmente entre conhecimentos e atitudes em relação ao daltonismo ou às pessoas daltónicas. Na sua globalidade, os resultados são consistentes com a ideia de que o programa teve um impacto social positivo na promoção tanto de conhecimento sobre esta incapacidade como de atitudes mais inclusivas em relação às pessoas daltónicas. Contudo, este padrão esperado não se verifica em alguns dos indicadores, discutindo-se este aspeto tanto do ponto de vista da metodologia utilizada, por exemplo a operacionalização das medidas. Uma limitação mais importante relativamente à generalização dos resultados prende-se com o facto do plano Pré-teste vs. Pós-teste, por razões estritamente logísticas, não incluir um grupo de controlo. |
Subject: | Psicologia Psychology |
Scientific areas: | Ciências sociais::Psicologia Social sciences::Psychology |
TID identifier: | 201817500 |
URI: | https://hdl.handle.net/10216/108498 |
Document Type: | Dissertação |
Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | FPCEUP - Dissertação |
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