Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/108464
Author(s): Marisa Moreira Costa
Title: Projeto Turmazen: implementação e avaliação da eficácia de intervenção na ansiedade em alunos do ensino secundário
Issue Date: 2017-11-16
Description: A ansiedade é um dos problemas psicológicos mais comuns na adolescência. Sendo a escolaum dos contextos de excelência para providenciar oportunidades de desenvolvimento, éessencial realizar uma investigação adequada da eficácia das intervenções neste campo. Opresente estudo pretende investigar a eficácia de um projeto de intervenção na ansiedadecom estudantes do Ensino Secundário. A amostra é constituída por 48 estudantes do 11.º anode escolaridade, distribuídos por um grupo experimental e um grupo de controlo. Construiu-se, com os sujeitos do grupo experimental, uma intervenção com periodicidade semanal, quedecorreu de forma extracurricular durante o ano-letivo, com um total de 11 sessões ao longode 13 semanas. Recorrendo a uma metodologia de projeto e seguindo uma abordagemconcetual construtivista e ecológica, enfatizou-se o papel dos sujeitos no seu própriodesenvolvimento, partindo-se do feedback, das necessidades identificadas pelosparticipantes no decorrer da intervenção e enfatizando-se a aprendizagem interpessoal. Nogrupo experimental, verificaram-se diferenças significativas nas medidas de ansiedade(STAI e QAT) entre o pré-teste e o pós-teste, e quando comparados com o grupo de controlo,que apontam para a eficácia da intervenção. Discutem-se os resultados encontrados a partirdo estado da arte e as suas implicações, sinalizam-se as limitações do estudo e propõem-sesugestões para futuras investigações.
Subject: Psicologia
Psychology
Scientific areas: Ciências sociais::Psicologia
Social sciences::Psychology
TID identifier: 201830493
URI: https://hdl.handle.net/10216/108464
Document Type: Dissertação
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
226725.pdfProjeto Turmazen: implementação e avaliação da eficácia de intervenção na ansiedade em alunos do ensino secundário3.13 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.