Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/108456
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dc.creatorOksana Zagoruy
dc.date.accessioned2019-07-02T23:11:58Z-
dc.date.available2019-07-02T23:11:58Z-
dc.date.issued2017-11-13
dc.date.submitted2017-11-20
dc.identifier.othersigarra:227001
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/108456-
dc.descriptionAs Perturbações do Espectro do Autismo (PEA) são perturbaçõesneurodesenvolvimentais que se caracterizam por défices persistentes na comunicação einteração social em vários contextos, e também por padrões de comportamentos, interessese atividades restritos e repetitivos (Roth, & Rezaie, 2011). O aumento de prevalência dasPEA e o seu enorme impacto no desenvolvimento tornam urgentes a necessidade da suasinalização precoce, no sentido de promover o acesso à intervenção precoce que temdemonstrado ser eficaz no desenvolvimento da comunicação, do QI e da capacidade deadaptação desta população clínica (Ben-Sasson & Carter, 2012). Neste sentido, osmarcadores precoces do autismo têm sido identificados através de fenótiposcomportamentais, como medidas de relato parental (Muratori et al, 2011). O presenteestudo tem um cariz exploratório e retrospetivo, analisando o potencial de duas medidas derelato parental de sinalização precoce das crianças em risco de PEA: a Communication andSymbolic Behavior Scales (CSBS; Wetherby & Prizant, 2002) e o First Year Inventory(FYI; Baranek, Watson., Crais, & Reznick, 2003). Para tal, foi utilizada uma amostra de40 crianças com idades compreendidas entre os 2 e os 5 anos de idade, tendo sidoemparelhada de maneira a constituir um grupo controlo (n = 20) com desenvolvimentotípico, e um grupo clínico (n = 20) com diagnóstico de PEA. Os resultados mostraram queos dois grupos apresentaram sistematicamente resultados significativamente diferentes emambas as escalas ao nível das pontuações totais, domínios, compósitos e respetivos itens.Em relação à CSBS, as pontuações significativamente superiores do grupo controloindiciam um desenvolvimento típico, enquanto que as pontuações inferiores do grupoclínico remetem para possíveis alterações do desenvolvimento. Em relação ao FYI, aspontuações significativamente inferiores do grupo de controlo sugerem um risco reduzidode alterações desenvolvimentais, ao contrário do grupo de clínico cujas pontuaçõeselevadas indiciam sinais de risco. Os compósitos significativos comuns aos doisinstrumentos dizem respeito à comunicação, aos gestos e à imitação, sendo potenciaiscandidatos a marcadores precoces do autismo. O presente estudo fornece um contributo noâmbito do estudo dos marcadores precoces do autismo em Portugal, servindo de ponto departida para outros estudos que analisem a eficácia da CSBS e FYI na populaçãoportuguesa, tanto retrospetivamente como longitudinalmente.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectPsicologia
dc.subjectPsychology
dc.titleMarcadores precoces das perturbações do espectro do autismo: estudo retrospetivo exploratório
dc.typeDissertação
dc.contributor.uportoFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
dc.identifier.tid201758920
dc.subject.fosCiências sociais::Psicologia
dc.subject.fosSocial sciences::Psychology
thesis.degree.disciplineMestrado Integrado em Psicologia
thesis.degree.grantorFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
thesis.degree.grantorUniversidade do Porto
thesis.degree.level1
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