Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/108386
Author(s): Beatriz Leal Alves Miranda
Title: Participação de crianças e jovens com multideficiência: perspetiva dos pais e dos docentes
Issue Date: 2017-11-13
Description: O presente estudo tem como objetivo descrever os padrões de participação de crianças e jovens com necessidades de apoio acrescido (NAA), nos contextos da família, da escola e da comunidade. Foi ainda objetivo compreender e descrever o papel do ambiente, como barreira ou facilitador da participação destas crianças nos seus contextos de vida. Os pais de 37 crianças responderam às versões adaptadas dos instrumentos Children Participation Questionnaire - School (CPQ -School; Rosenberg & Bart, 2015); Environmental Restriction Questionnaire-School (ERQ - School; Rosenberg & Bart, 2015); Performance Skills Questionnaire- School (PSQ-School, Rosenberg & Bart, 2015) e GO4KIDDS Survey. As 37 crianças participantes frequentavam Unidades de Apoio Especializado para a Educação de Alunos com Multideficiência e Surdocegueira Congénita (Decreto-Lei nº3/2008) da Área do Grande Porto. Participaram ainda, 16 profissionais de Educação Especial, responsáveis pelas respetivas unidades, a quem foi realizada uma entrevista semiestruturada, com o objetivo de aprofundar a participação destas crianças e jovens no contexto escolar, bem como auferir o ponto de vista dos docentes acerca de barreiras e facilitadores. Os resultados indicaram a necessidade de ter como base uma visão multidimensional e holística para estudar e descrever a participação de crianças com NAA nos seus contextos de vida, integrando desta forma aspetos biológicos, psicológicos e sociais.
Subject: Psicologia
Psychology
Scientific areas: Ciências sociais::Psicologia
Social sciences::Psychology
TID identifier: 201756927
URI: https://hdl.handle.net/10216/108386
Document Type: Dissertação
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
226084.pdfParticipação de crianças e jovens com multideficiência: perspetiva dos pais e dos docentes4.46 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.