Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/108311
Author(s): Claudia Isabel Silva Regadas
Title: Pelo direito a uma família: as encruzilhadas do processo de adoção: perspetiva de um estágio no Serviço de Adoções do Porto
Issue Date: 2017-11-14
Description: O presente relatório analisa e reflete a intervenção decorrente do estágiocurricular realizado no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, no domínio deInfância, Família e Sociedade, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educaçãoda Universidade do Porto. O estágio curricular ocorreu no Serviço de Adoções inseridono Núcleo de Infância e Juventude, do Instituto da Segurança Social do Centro Distritaldo Porto.A intervenção no serviço de adoções decorre da compreensão da adoçãoenquanto uma medida de promoção e proteção que visa assegurar às crianças ejovens privados de um contexto familiar adequado a garantia do direito à família. É daresponsabilidade dos serviços de adoção a seleção de famílias adotivas adequadas ea compreensão das necessidades das crianças e jovens e respetivas competênciasdos candidatos para uma integração das crianças e jovens em contextos familiaresque respondam positivamente às suas necessidades e aos seus direitos. Ao longo doprocesso de adoção o cerne da intervenção são as crianças e jovens, num processoreparador dos laços afetivos e de vinculação quebrados nos contextos familiaresbiológicos, que, por sua vez, permite igualmente responder ao desejo daparentalidade das famílias que, através da filiação biológica, não concretizam o seudesejo de desempenhar o papel de pai/mãe.Deste modo o processo de adoção permite assegurar o direito das crianças ejovens crescerem numa família capaz de lhes proporcionar relações afetivas erelacionais satisfatórias e capazes de as ajudar a (re) construir as suas histórias devida compreendendo-se a adoção como a medida mais adequada no que concerneàs necessidades e direitos das crianças privados de contextos familiares adequados.
Subject: Ciências da educação
Educational sciences
Scientific areas: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
TID identifier: 201817578
URI: https://hdl.handle.net/10216/108311
Document Type: Dissertação
Rights: restrictedAccess
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