Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/108291
Author(s): Andreia Cristina Lopes de Azevedo
Title: O perigo na vida das crianças e dos (as) jovens: abandono escolar e maus-tratos: duas problemáticas que comprometem os direitos das crianças e dos (as) jovens: a perspetiva de um estágio realizado na equipa multidisciplinar de assessoria técnica aos tribunais em meio natural de vida
Issue Date: 2017-11-14
Description: O presente relatório de estágio intitulado de "O perigo na vida das crianças e dos(as) jovens- Abandono Escolar e Maus-tratos: Duas problemáticas que comprometem osDireitos das crianças e dos (as) jovens- A perspetiva de um estágio realizado na EquipaMultidisciplinar de Assessoria Técnica aos Tribunais em Meio Natural de Vida" resultada realização de um estágio curricular no âmbito do Mestrado em Ciências da Educaçãono domínio da Infância, Família e Sociedade-temas e problemas em educação. Ainstuição onde o estágio se concretizou foi no Instituto da Segurança Social do Porto,mais especificamente na Equipa Multidisciplinar de Assessoria Técnica aos Tribunais(EMAT) em Meio Natural de Vida que se ocupa dos processos das zonas do Porto e VilaNova de Gaia.A EMAT é chamada a intervir nas situações que violam os direitos das crianças edos (as) jovens. Aqueles são os direitos básicos de todos os seres humanosindependentemente da sua raça, sexo, etnia, idioma ou outra condição e englobam odireito à vida, à segurança pessoal, à liberdade, à educação, entre muitos outros. Ascrianças e os (as) jovens que se encontram numa situação de perigo vêem os seus direitosgravemente comprometidos. Na EMAT as problemáticas que mais colocam em causa osdireitos das crianças e dos (as) jovens são o abandono escolar e os maus-tratos.O abandono escolar é um fenómeno complexo que viola o direito à educação eque compromete a formação integral dos indivíduos, algo que pode condicionarirreversivelmente o seu futuro.Os maus-tratos em crianças e jovens é também um grave e complexo problema deordem social que compromete seriamente a integridade física e psicológica dos (as)mesmos. Os maus-tratos desrespeitam o direito à vida e o direito à segurança pessoal.Nos últimos anos, os maus-tratos assumiram uma nova e ampla dimensão. Os maus-tratosassumem formas ativas e passivas e ocorrem em contextos familiares e extrafamiliares.
Subject: Ciências da educação
Educational sciences
Scientific areas: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
TID identifier: 201832623
URI: https://hdl.handle.net/10216/108291
Document Type: Dissertação
Rights: restrictedAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
225444.pdf
  Restricted Access
"O perigo na vida das crianças e dos (as) jovens: abandono escolar e maus-tratos: duas problemáticas que comprometem os direitos das crianças e dos (as) jovens": a perspetiva de um estági1.36 MBAdobe PDF    Request a copy from the Author(s)


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.