Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/108290
Author(s): Maria Helena Figueiredo Nunes
Title: Pais e filhos/as quando a sua relação é avaliada e vigiada: a experiência de estágio no Projeto Espaço-Família e em Audição Técnica Especializada
Issue Date: 2017-11-13
Description: Ao longo deste relatório será possível contactar com um dos factos relativos àinfância e juventude que mais preocupa a sociedade, o divórcio e em consequência adecisão sobre a guarda das crianças. Conceitos como a alienação parental, aconjugalidade, parentalidade, coparentalidade, conflito conjugal vs conflito parental,serão desenvolvidos mais aprofundadamente.Nos dias atuais, através de uma consulta breve a portais eletrónicos deestatísticas, é possível verificar que o número de divórcios decretados em Portugalcontinua muito elevado. Em caso de casais com filhos o divórcio poderá não ser umprocesso rápido de fácil resolução. Muitas vezes as crianças sofrem bastante com arutura do casal, pois são utilizadas como arma de arremesso para provocar dor nooutro.Como forma de salvaguardar as crianças e o seu superior interesse, o Estadotem à sua disposição vários mecanismos que asseguram o superior interesse dacriança em caso de rutura e conflito parental.Muitas vezes os pais vêem-se vetados do exercício conjunto dasresponsabilidades parentais. Através do Projeto Espaço-Família e da Audição TécnicaEspecializada, os pais vetados de tal exercício podem recorrer da decisão e verem osseus direitos, e principalmente os direitos das crianças serem salvaguardados, ouatravés de visitas vigiadas no Espaço-Família ou através de acordos conseguidosatravés da ação dos técnicos que desenvolvem a Audição Técnica Especializada.As conclusões apresentadas ao longo deste relatório salientam problemáticasrelativas ao exercício das responsabilidades parentais. Aquando dodivórcio/separação conjugal, dada a complexidade apresentada pelos conflitosparentais/conjugais inerentes, a relação entre pai e mãe e os seus filhos pode sairprejudicada, quer pelo afastamento de uma das partes, quer pelas atitudes negativasque uma das partes tem pela outra, estando em alguns casos presente o conceito dealienação parental.
Subject: Ciências da educação
Educational sciences
Scientific areas: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
TID identifier: 201832640
URI: https://hdl.handle.net/10216/108290
Document Type: Dissertação
Rights: openAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

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