Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/107512
Author(s): Ana Cristina Vasconcelos Albino da Silva
Title: Educação inclusiva no ensino superior: perceções dos docentes e dos estudantes com necessidades educativas especiais
Issue Date: 2017-09-29
Description: A universidade é local privilegiado de formação superior com o dever de garantir odireito à educação e à igualdade de direitos a nível da permanência e sucesso académico,com atitudes e objetivos inclusivos que assegurem a inclusão e a participação plena dosestudantes com necessidades educativas especiais. Para compreendermos o processo deinclusão no ensino superior é necessária uma contextualização do ambiente, nomeadamenteda interação professor-aluno e aluno-aluno, pois esta relação afeta diretamente asaprendizagens e a permanência na faculdade. De forma a investigar na área das Ciências da Educação recorremos a um estudoqualitativo, orientado pelo paradigma fenomenológico-interpretativo, com recurso aentrevistas semiestruturadas de cariz exploratório e investigativo como técnica de recolha dedados. Participaram docentes da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação dos cursosde Ciências da Educação e Mestrado Integrado em Psicologia e estudantes com necessidadeseducativas especiais. Através das representações e perceções dos alunos com necessidades educativasespeciais e dos docentes da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação face à inclusão,pudemos verificar que quer a Faculdade quer os docentes não aparentam estar totalmentepreparados para receber e trabalhar com este grupo de estudantes, sendo fundamental umacriação de redes de comunicação, reflexão e discussão de estratégias e métodos de ensino, emelhoria das políticas internas da Faculdade em prol da inclusão de todos os alunos.Denotamos, no entanto, que os estudantes realçam que os docentes estão sensibilizados paraestas questões e que a inclusão deverá também partir do seu próprio empenho e esforço.
Subject: Ciências da educação
Educational sciences
Scientific areas: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
TID identifier: 201739526
URI: https://hdl.handle.net/10216/107512
Document Type: Dissertação
Rights: restrictedAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
215462.pdf
  Restricted Access
Educação inclusiva no ensino superior: perceções dos docentes e dos estudantes com necessidades educativas especiais1.43 MBAdobe PDF    Request a copy from the Author(s)


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.