Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/105876
Author(s): Silvia Casian
Title: Desenvolvimento de competências de comunicação artística em alunos do ensino básico no processo da criação e receção de imagens nas aulas de educação visual
Issue Date: 2017-07-25
Description: O estudo sobre a especificidade da configuração da comunicação nas aulas deeducação visual no ensino básico iniciou-se a partir da ideia de que as contradiçõesentre as características da criação e da receção de imagens artísticas pelos alunos e ascondições pedagógicas limitam a qualidade das aulas e do desempenho dos alunos e dosprofessores. A investigação das particularidades da comunicação artística no contextodidáctico resultante das interações entre alunos, imagem artística e professor, vistocomo mediador dos processos artísticos e educativos desenvolvidos na sala de aula,incorporou-se numa perspetiva teórica vygotskiana, enfatizando particularmente asteorias da educação estética e da aprendizagem. Para a leitura destes processos adotou-se uma abordagem comunicacional e elaborou-se o "modelo hipotético da comunicaçãoartística no contexto didático" e de desenvolvimento de competências comunicativasespecíficas nos alunos. Do ponto de vista metodológico adotou-se o paradigma dacomplexidade e o modo de investigação de estudo de caso, explorando métodosquantitativos e qualitativos de recolha de dados: questionário, entrevistas semidiretivase observação. A análise de dados obtidos das múltiplas fontes focou os processosobservados e as perceções dos participantes do estudo: alunos do 3º ciclo do ensinobásico e professores de educação visual. Verificou-se que as emoções interferemdrasticamente nos processos de criação e receção de imagens pelos alunos-adolescentese marcam os processos de ensino e aprendizagem. Identificaram-se nos alunospreferências elevadas pela comunicação visual nos processos educativos e o papelfundamental do professor na evolução dos processos artísticos desenvolvidos pelosalunos nas aulas de educação visual, chamando a atenção para a necessidade dapedagogia da imagem. Considera-se que o enquadramento eficaz da comunicação artística no contextodidático poderia diminuir as contradições referidas, otimizar os processos de ensino eaprendizagem, contribuir para o desenvolvimento cognitivo dos alunos e sensibilizá-lospara os valores culturais.
Subject: Ciências da educação
Educational sciences
Scientific areas: Ciências sociais::Ciências da educação
Social sciences::Educational sciences
TID identifier: 101383525
URI: https://hdl.handle.net/10216/105876
Document Type: Tese
Rights: restrictedAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
202423.pdf
  Restricted Access
Desenvolvimento de competências de comunicação artística em alunos do ensino básico no processo da criação e receção de imagens nas aulas de educação visual4.68 MBAdobe PDF    Request a copy from the Author(s)


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.