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https://hdl.handle.net/10216/105876
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Silvia Casian | |
dc.date.accessioned | 2022-09-12T01:32:34Z | - |
dc.date.available | 2022-09-12T01:32:34Z | - |
dc.date.issued | 2017-07-25 | |
dc.date.submitted | 2017-08-01 | |
dc.identifier.other | sigarra:202423 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10216/105876 | - |
dc.description | O estudo sobre a especificidade da configuração da comunicação nas aulas de educação visual no ensino básico iniciou-se a partir da ideia de que as contradições entre as características da criação e da receção de imagens artísticas pelos alunos e as condições pedagógicas limitam a qualidade das aulas e do desempenho dos alunos e dos professores. A investigação das particularidades da comunicação artística no contexto didáctico resultante das interações entre alunos, imagem artística e professor, visto como mediador dos processos artísticos e educativos desenvolvidos na sala de aula, incorporou-se numa perspetiva teórica vygotskiana, enfatizando particularmente as teorias da educação estética e da aprendizagem. Para a leitura destes processos adotou- se uma abordagem comunicacional e elaborou-se o "modelo hipotético da comunicação artística no contexto didático" e de desenvolvimento de competências comunicativas específicas nos alunos. Do ponto de vista metodológico adotou-se o paradigma da complexidade e o modo de investigação de estudo de caso, explorando métodos quantitativos e qualitativos de recolha de dados: questionário, entrevistas semidiretivas e observação. A análise de dados obtidos das múltiplas fontes focou os processos observados e as perceções dos participantes do estudo: alunos do 3º ciclo do ensino básico e professores de educação visual. Verificou-se que as emoções interferem drasticamente nos processos de criação e receção de imagens pelos alunos-adolescentes e marcam os processos de ensino e aprendizagem. Identificaram-se nos alunos preferências elevadas pela comunicação visual nos processos educativos e o papel fundamental do professor na evolução dos processos artísticos desenvolvidos pelos alunos nas aulas de educação visual, chamando a atenção para a necessidade da pedagogia da imagem. Considera-se que o enquadramento eficaz da comunicação artística no contexto didático poderia diminuir as contradições referidas, otimizar os processos de ensino e aprendizagem, contribuir para o desenvolvimento cognitivo dos alunos e sensibilizá-los para os valores culturais. | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights | restrictedAccess | |
dc.subject | Ciências da educação | |
dc.subject | Educational sciences | |
dc.title | Desenvolvimento de competências de comunicação artística em alunos do ensino básico no processo da criação e receção de imagens nas aulas de educação visual | |
dc.type | Tese | |
dc.contributor.uporto | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação | |
dc.identifier.tid | 101383525 | |
dc.subject.fos | Ciências sociais::Ciências da educação | |
dc.subject.fos | Social sciences::Educational sciences | |
thesis.degree.discipline | Programa Doutoral em Ciências da Educação | |
thesis.degree.grantor | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação | |
thesis.degree.grantor | Universidade do Porto | |
thesis.degree.level | 2 | |
Appears in Collections: | FPCEUP - Tese |
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