Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/105876
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilvia Casian
dc.date.accessioned2022-09-12T01:32:34Z-
dc.date.available2022-09-12T01:32:34Z-
dc.date.issued2017-07-25
dc.date.submitted2017-08-01
dc.identifier.othersigarra:202423
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/105876-
dc.descriptionO estudo sobre a especificidade da configuração da comunicação nas aulas de educação visual no ensino básico iniciou-se a partir da ideia de que as contradições entre as características da criação e da receção de imagens artísticas pelos alunos e as condições pedagógicas limitam a qualidade das aulas e do desempenho dos alunos e dos professores. A investigação das particularidades da comunicação artística no contexto didáctico resultante das interações entre alunos, imagem artística e professor, visto como mediador dos processos artísticos e educativos desenvolvidos na sala de aula, incorporou-se numa perspetiva teórica vygotskiana, enfatizando particularmente as teorias da educação estética e da aprendizagem. Para a leitura destes processos adotou- se uma abordagem comunicacional e elaborou-se o "modelo hipotético da comunicação artística no contexto didático" e de desenvolvimento de competências comunicativas específicas nos alunos. Do ponto de vista metodológico adotou-se o paradigma da complexidade e o modo de investigação de estudo de caso, explorando métodos quantitativos e qualitativos de recolha de dados: questionário, entrevistas semidiretivas e observação. A análise de dados obtidos das múltiplas fontes focou os processos observados e as perceções dos participantes do estudo: alunos do 3º ciclo do ensino básico e professores de educação visual. Verificou-se que as emoções interferem drasticamente nos processos de criação e receção de imagens pelos alunos-adolescentes e marcam os processos de ensino e aprendizagem. Identificaram-se nos alunos preferências elevadas pela comunicação visual nos processos educativos e o papel fundamental do professor na evolução dos processos artísticos desenvolvidos pelos alunos nas aulas de educação visual, chamando a atenção para a necessidade da pedagogia da imagem. Considera-se que o enquadramento eficaz da comunicação artística no contexto didático poderia diminuir as contradições referidas, otimizar os processos de ensino e aprendizagem, contribuir para o desenvolvimento cognitivo dos alunos e sensibilizá-los para os valores culturais.
dc.language.isopor
dc.rightsrestrictedAccess
dc.subjectCiências da educação
dc.subjectEducational sciences
dc.titleDesenvolvimento de competências de comunicação artística em alunos do ensino básico no processo da criação e receção de imagens nas aulas de educação visual
dc.typeTese
dc.contributor.uportoFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
dc.identifier.tid101383525
dc.subject.fosCiências sociais::Ciências da educação
dc.subject.fosSocial sciences::Educational sciences
thesis.degree.disciplinePrograma Doutoral em Ciências da Educação
thesis.degree.grantorFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
thesis.degree.grantorUniversidade do Porto
thesis.degree.level2
Appears in Collections:FPCEUP - Tese

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
202423.pdf
  Restricted Access
Desenvolvimento de competências de comunicação artística em alunos do ensino básico no processo da criação e receção de imagens nas aulas de educação visual4.68 MBAdobe PDF    Request a copy from the Author(s)


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.