Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/105379
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAna Catarina Moreira da Fonseca
dc.date.accessioned2022-09-13T15:04:54Z-
dc.date.available2022-09-13T15:04:54Z-
dc.date.issued2017-07-14
dc.date.submitted2017-07-17
dc.identifier.othersigarra:200483
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/105379-
dc.descriptionO presente relatório, que intitulo de "O Projeto e as Tecnologias", resulta de um conjunto de experiências e vivências, fruto de um estágio pedagógico, realizado na Escola Artística de Soares dos Reis, no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3o Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Tem como objetivo a apresentação, análise e reflexão da atividade pedagógica desenvolvida e também a explanação de todas as inquietações, questionamentos, dúvidas e persistências, que fizeram parte de todo este percurso e promoveram a sua concretização. A sua designação provém da disciplina que acompanhei de perto ao longo do estágio e que levantou a problemática central deste relatório, O Projeto e as Tecnologias. Neste sentido, surge em análise a ideia de processo e comunicação como uma possível definição de Desenho, direcionada para um curso de Design de Produto, aliada a uma possibilidade de cooperação com os meios digitais e de ser representativa do seu próprio autor. A primeira parte do Relatório desenvolve-se em torno de uma contextualização da Escola, na perspetiva de uma Educação pela Arte e do Ensino Artístico Especializado em Portugal, bem como da escola de acolhimento, num passado que se estende e faz parte do meu percurso, expondo assim, uma breve abordagem retrospetiva, na qual reflito sobre o meu papel de aluna, na Soares dos Reis. A segunda parte descreve o Estágio, ponto fulcral deste relatório, e todos os parâmetros que dele fizeram parte, mas foca-se principalmente no meu espaço conquistado na sala de aula e nas propostas didáticas desenvolvidas em torno de um ideal que assume o desenho como expressão de um pensamento e comunicação de uma ideia. A terceira e última parte, incide sobre um conjunto de conceções que se alteraram ao longo deste percurso e abre caminho a outras possibilidades, assumindo uma procura de novos discursos, inquietações e posicionamentos, capazes de promover uma constante investigação que impossibilite uma estagnação ou pretensão de uma rotina.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectOutras ciências sociais
dc.subjectOther social sciences
dc.titleO projeto e as tecnologias: o desenho e os meios digitais como processo e pensamento no design
dc.typeDissertação
dc.contributor.uportoFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
dc.identifier.tid201727374
dc.subject.fosCiências sociais::Outras ciências sociais
dc.subject.fosSocial sciences::Other social sciences
thesis.degree.disciplineMestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º. Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
thesis.degree.grantorFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
thesis.degree.grantorUniversidade do Porto
thesis.degree.level1
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
200483.pdfO projeto e as tecnologias: o desenho e os meios digitais como processo e pensamento no design7.01 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.