Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10216/105379
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Ana Catarina Moreira da Fonseca | |
dc.date.accessioned | 2022-09-13T15:04:54Z | - |
dc.date.available | 2022-09-13T15:04:54Z | - |
dc.date.issued | 2017-07-14 | |
dc.date.submitted | 2017-07-17 | |
dc.identifier.other | sigarra:200483 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10216/105379 | - |
dc.description | O presente relatório, que intitulo de "O Projeto e as Tecnologias", resulta de um conjunto de experiências e vivências, fruto de um estágio pedagógico, realizado na Escola Artística de Soares dos Reis, no âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3o Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário. Tem como objetivo a apresentação, análise e reflexão da atividade pedagógica desenvolvida e também a explanação de todas as inquietações, questionamentos, dúvidas e persistências, que fizeram parte de todo este percurso e promoveram a sua concretização. A sua designação provém da disciplina que acompanhei de perto ao longo do estágio e que levantou a problemática central deste relatório, O Projeto e as Tecnologias. Neste sentido, surge em análise a ideia de processo e comunicação como uma possível definição de Desenho, direcionada para um curso de Design de Produto, aliada a uma possibilidade de cooperação com os meios digitais e de ser representativa do seu próprio autor. A primeira parte do Relatório desenvolve-se em torno de uma contextualização da Escola, na perspetiva de uma Educação pela Arte e do Ensino Artístico Especializado em Portugal, bem como da escola de acolhimento, num passado que se estende e faz parte do meu percurso, expondo assim, uma breve abordagem retrospetiva, na qual reflito sobre o meu papel de aluna, na Soares dos Reis. A segunda parte descreve o Estágio, ponto fulcral deste relatório, e todos os parâmetros que dele fizeram parte, mas foca-se principalmente no meu espaço conquistado na sala de aula e nas propostas didáticas desenvolvidas em torno de um ideal que assume o desenho como expressão de um pensamento e comunicação de uma ideia. A terceira e última parte, incide sobre um conjunto de conceções que se alteraram ao longo deste percurso e abre caminho a outras possibilidades, assumindo uma procura de novos discursos, inquietações e posicionamentos, capazes de promover uma constante investigação que impossibilite uma estagnação ou pretensão de uma rotina. | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights | openAccess | |
dc.subject | Outras ciências sociais | |
dc.subject | Other social sciences | |
dc.title | O projeto e as tecnologias: o desenho e os meios digitais como processo e pensamento no design | |
dc.type | Dissertação | |
dc.contributor.uporto | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação | |
dc.identifier.tid | 201727374 | |
dc.subject.fos | Ciências sociais::Outras ciências sociais | |
dc.subject.fos | Social sciences::Other social sciences | |
thesis.degree.discipline | Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º. Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário | |
thesis.degree.grantor | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação | |
thesis.degree.grantor | Universidade do Porto | |
thesis.degree.level | 1 | |
Appears in Collections: | FPCEUP - Dissertação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
200483.pdf | O projeto e as tecnologias: o desenho e os meios digitais como processo e pensamento no design | 7.01 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.