Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/105183
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCarlos Augusto Filipe Saraiva
dc.date.accessioned2022-09-14T04:11:17Z-
dc.date.available2022-09-14T04:11:17Z-
dc.date.issued2017-06-26
dc.date.submitted2017-06-30
dc.identifier.othersigarra:198785
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/105183-
dc.descriptionO presente relatório serviu para a realização de um exercício de reflexão relativo à nossa prática profissional; "Tratamento às dependências em contexto prisional: O exemplo do Programa de Apoio ao Recluso Entrado Toxicodependente (PARET)", programa destinado a indivíduos reclusos entrados, em sindroma de privação de substâncias psicoativas, parte integrante da nossa intervenção terapêutica em contexto prisional, concretamente no Estabelecimento Prisional do Porto (EPP). Neste programa iniciamos a primeira parte do presente relatório, sobre as principais caraterísticas do contexto prisional, considerando a visão Foucaultiana e analisando as principais caraterísticas sociais e psicológicas do ambiente vivenciado neste tipo de instituições totais (Goffman, 1987), de carater punitivo e totalitário, onde impera uma subcultura desviante; a prisionização (Clemmer, 1940), é dentro deste meio hostil paranóide e esquizóide, que o indivíduo em reclusão se adapta. Abordamos o modelo de adaptação à prisão de Gonçalves (1993), incindindo na tipologia dos reclusos inadaptados, caraterizador da população toxicodependente. Abordamos a relação droga-crime (Agra, 1997) para explicar a tipologia de consumos, bem como o enquadramento da população tipicamente toxicodependente-delinquente, que impera no PARET, bem como a pertinência do respetivo programa de desintoxicação, em contexto prisional. Começamos a segunda parte, explanando considerações sore os dados recolhidos junto da população PARET, a saber, questionário sócio-demográfico, aplicação de testes como o MMPI-2, BSI, IPQ-R, e EMBU. Os resultados permitiram-nos caraterizar a população PARET, a qual referimos ser maioritariamente solteira, reincidente, com escolaridade até ao segundo ciclo. A aplicação de escalas permitiu-nos compreender a presença de elevada sintomatologia psicopatológica, o Minnesota Multiphasic Personality Inventory-2 (MMPI-2) revelou-se inválido, não superando as escalas de validade, o Inventário de Sintomas Psicopatólogicos (BSI) revelou-nos a prevalência de elevada sintomatologia entre outros nas escalas de depressão, obsessão-compulsão e ansiedade. Os dados das memórias de infância (EMBU), indicaram-nos a presença de ausência de suporte emocional por parte da mãe (0.45) e rejeição do pai (6.55). Os dados do IPQ-R, na categorização da doença revelam-nos o desgosto (11), companhias (9) e os problemas familiares (5) como estando na origem da doença (toxicodependência). Estes dados, permitiram-nos caraterizar a população e delinear a intervenção psicológica grupal, focada na abordagem de Ellis (1955) com o modelo Rational Emotional Behavior Therapy (REBT), a motivação para a mudança de Miller e Rollnick (2007), bem como componentes práticas do behaviorismo, não ignorando as variáveis ambientais totalitárias e normativas, propensas à constrinção da nossa intervenção.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectPsicologia
dc.subjectPsychology
dc.titleTratamento às dependências em contexto prisional: o exemplo do programa de apoio ao recluso entrado toxicodependente (PARET)
dc.typeDissertação
dc.contributor.uportoFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
dc.identifier.tid201722593
dc.subject.fosCiências sociais::Psicologia
dc.subject.fosSocial sciences::Psychology
thesis.degree.disciplineMestrado Integrado em Psicologia
thesis.degree.grantorFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
thesis.degree.grantorUniversidade do Porto
thesis.degree.level1
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
198785.pdfTratamento às dependências em contexto prisional: o exemplo do programa de apoio ao recluso entrado toxicodependente (PARET)1.08 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.