Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/105182
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAna Margarida Sequeira Monteiro
dc.date.accessioned2019-06-28T07:10:20Z-
dc.date.available2019-06-28T07:10:20Z-
dc.date.issued2017-06-28
dc.date.submitted2017-06-28
dc.identifier.othersigarra:197506
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/105182-
dc.descriptionO Programa "Dove, Eu confiante" (original "Dove Confident, Me") foidesenvolvido na Universidade West of England com o financiamento da DoveSocial Mission, tendo como principal objetivo a promoção de uma imagemcorporal positiva nos estudantes. Os seus resultados têm vindo a ser testadoscom eficácia ao longo dos anos (Bird, Halliwell, Diedrichs & Harcourt, 2013;Diedrichs, Atkinson, Steer, Garbett, Rumsey & Halliwell, 2015; Richardson &Paxton, 2010) tornando-se pertinente a sua implementação nas escolasportuguesas devido à escassez deste tipo de respostas sociais.Implementado de forma pioneira em 12 escolas do norte do país, esteprograma foi o foco desta dissertação através do estudo do processo deintervenção, focando a perspetiva dos participantes (professores e alunos).Utilizando uma metodologia mista, procurou-se perceber o impacto desteprograma, identificando quais os fatores que, do ponto de vista dos estudantes eprofessores, contribuíram para a mudança.Pela análise dos dados recolhidos junto dos professores e alunos oprograma foi avaliado de uma forma bastante positiva. Relativamente aos alunospodemos concluir que o programa "Dove, Eu confiante" teve um impacto positivoem vários fatores que se relacionam com a imagem corporal como avalorização/aceitação pessoal e dos outros, a capacidade crítica relativamente àimagem corporal e às mensagens sociais, as conversas e comparações sobre aaparência e a autoconfiança. Ao mesmo tempo que os professorespercecionaram de igual modo algumas destas mudanças, mostraramdesempenhar um papel fundamental na implementação do "Dove, Eu confiante",demonstrando a essencialidade destes profissionais para a continuidade deprogramas semelhantes.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectPsicologia
dc.subjectPsychology
dc.titleO Programa "Dove, Eu Confiante": a perspetiva de alunos e professores
dc.typeDissertação
dc.contributor.uportoFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
dc.identifier.tid201712580
dc.subject.fosCiências sociais::Psicologia
dc.subject.fosSocial sciences::Psychology
thesis.degree.disciplineMestrado Integrado em Psicologia
thesis.degree.grantorFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
thesis.degree.grantorUniversidade do Porto
thesis.degree.level1
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
197506.pdfO Programa "Dove, Eu Confiante": a perspetiva de alunos e professores725.66 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.