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dc.creatorJoana Filipa Vieira de Araújo Prego
dc.date.accessioned2019-02-04T04:05:47Z-
dc.date.available2019-02-04T04:05:47Z-
dc.date.issued2017-07-04
dc.date.submitted2017-07-05
dc.identifier.othersigarra:198563
dc.identifier.urihttps://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/105109-
dc.descriptionA maioria dos estudos que incide no (des)ajustamento psicológico dascrianças adotadas recorre a informação/avaliação de um único informante. Contudo, arecolha de informação junto de vários informantes afirma-se como de grande relevância,uma vez que diferentes informantes são sensíveis a diferentes aspetos do comportamentoda criança e este pode variar em função do contexto. Objetivo: O presente estudo temcomo principal objetivo avaliar o (des)ajustamento psicológico da criança adotada, atravésdo relato de mães, pais e professores. Método: Participaram neste estudo 63 mães, 63 paise 63 professores, que responderam relativamente a 63 crianças adotadas, com idadescompreendidas entre os 8-10 anos. Para avaliar o (des)ajustamento psicológico foiutilizado o SDQ, versão para pais e para professores. Resultados: Os resultados mostraramque as avaliações dos três informantes diferem essencialmente no que diz respeito aocomportamento pró-social da criança, atribuindo as figuras parentais (mães e pais)pontuações mais elevadas do que os professores. Foram também identificados algunsfatores (de risco/proteção) relacionados com o (des)ajustamento psicológico da criançaadotada, nomeadamente o tempo em acolhimento, idade de adoção e tempo de adoção.Conclusões: Estes resultados ajudam a compreender a extensa, mas contraditória,investigação nesta área e reforçam a necessidade de intervir junto das famílias adotivas, noperíodo pós-adoção, de forma a potenciar os seus recursos para o exercício de umaparentalidade positiva, mas também junto da escola/professores, contexto onde a criança,em idade escolar, passa a maior parte do seu tempo.
dc.language.isopor
dc.rightsrestrictedAccess
dc.subjectCiências da educação
dc.subjectEducational sciences
dc.title(Des)ajustamento psicológico das crianças adotadas: um estudo com multi-informantes
dc.typeDissertação
dc.contributor.uportoFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
dc.identifier.tid201722755
dc.subject.fosCiências sociais::Ciências da educação
dc.subject.fosSocial sciences::Educational sciences
thesis.degree.disciplineMestrado em Temas de Psicologia
thesis.degree.grantorFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
thesis.degree.grantorUniversidade do Porto
thesis.degree.level1
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