Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/105046
Author(s): Adriana Sofia Fonseca Ferreira
Title: Três estudos sobre crenças e ideias de pais sobre adoção: avaliação comparação pais adotivos e não-adotivos, crenças e comunicação sobre adoção
Issue Date: 2017-06-28
Description: A adoção pressupõe tarefas particulares, sendo uma delas lidar com as crenças e oestigma social. Estas crenças não são exclusivas das famílias não-adotivas, estando tambémpresentes nas famílias adotivas e podem influenciar a forma como pais e filhos vivenciam oprocesso adotivo e as restantes tarefas específicas, como por exemplo, a forma como paisadotivos comunicam sobre a adoção. O presente estudo teve como principais objetivosdesenvolver um instrumento de avaliação de crenças sobre a adoção e os adotados,identificar as crenças de pais adotivos e não-adotivos e identificar a relação entre crenças ecomunicação sobre adoção. Participaram 487 pais (dos quais 78 adotivos) com idadescompreendidas entre os 27 e os 65 anos. Os dados foram recolhidos através do Inventário deCrenças e Ideias acerca da Adoção (ICIA) e da Entrevista sobre o Processo de Adoção (EPA-A). Os resultados permitiram concluir que o ICIA responde às limitações dos instrumentosutilizados em investigações anteriores sobre o tema. Verifica-se uma visão estigmatizadasobre os adotados e que as crenças influenciam, de facto, a comunicação sobre a adoção.Estes dados trazem informações novas sobre a temática e reforçam a necessidade de maisinvestigação acerca da mesma, atendendo à influência destas crenças na vivência da adoção.
Subject: Psicologia
Psychology
Scientific areas: Ciências sociais::Psicologia
Social sciences::Psychology
TID identifier: 201712423
URI: https://hdl.handle.net/10216/105046
Document Type: Dissertação
Rights: restrictedAccess
Appears in Collections:FPCEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
197890.pdf
  Restricted Access
Três estudos sobre crenças e ideias de pais sobre adoção: avaliação comparação pais adotivos e não-adotivos, crenças e comunicação sobre adoção641.29 kBAdobe PDF    Request a copy from the Author(s)


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.