Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/100618
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLuís Valdemar Rodrigues Vaz Bravo
dc.date.accessioned2022-09-07T05:22:41Z-
dc.date.available2022-09-07T05:22:41Z-
dc.date.issued2010-12-17
dc.date.submitted2010-08-02
dc.identifier.othersigarra:24813
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/100618-
dc.descriptionO presente ensaio centra-se fundamentalmente na delimitação do ambito objectivo de aplicação da proibição de os administradores das sociedades anónimas exercerem uma actividade concorrente com a da sociedade, prevista no artigo 398º, nº. 3 do Código das Sociedades Comerciais. A análise deste dever implicou que se estudasse também a proibição de apropriação de oportunidades de negócio societárias, pois embora, segundo a nossa opinião, estas duas figuras cubram realidades distintas, têm muitos pontos de contacto cujo esclarecimento re revela importante. Com efeito, ambos os deveres constituem decorrências do dever de lealdade que é imposto aos membros do órgão de administração da sociedade. Porém, enquanto a proibição da concorrência visa evitar um desvio da clientela, o dever de não apropriação de oportunidades de negócio societárias tem como objectivo impossibilitar que o administrador faça seu um negócio que embora ainda não pertença a sociedade deveria, segundo o curso normal dos aontecimentos, a ela pertencer. Por fim, foram analisadas as consequencias jurídicas da violação destes dois deveres, tendo o autor procurado encontrar um equilibrio entre a vertente meramente reparadora da indeminização e a necessidade, sobretudo por razões de prevenção, de impor ao lesante a restituição de todos os lucros obtidos a custa da sociedade, mesmo que eles superem o dano sofrido por esta.
dc.language.isopor
dc.rightsrestrictedAccess
dc.subjectDireito
dc.subjectLaw
dc.titleSobre o dever de não concorrência dos administradores de sociedades anónimas e a sua conexão com o dever de não apropriação de oportunidades de negócio
dc.typeDissertação
dc.contributor.uportoFaculdade de Direito
dc.subject.fosCiências sociais::Direito
dc.subject.fosSocial sciences::Law
thesis.degree.disciplineMestrado em Direito
thesis.degree.grantorFaculdade de Direito
thesis.degree.grantorUniversidade do Porto
thesis.degree.level1
Appears in Collections:FDUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
24813.pdf
  Restricted Access
"Sobre o dever de não concorrência dos administradores de sociedades anónimas e a sua conexão com o dever de não apropriação de oportunidades de negócio."196.42 kBAdobe PDF    Request a copy from the Author(s)


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.