Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/10011
Author(s): Filho, Warlindo Carneiro da Silva
Title: Atletismo : "A sua contribuição enquanto conhecimento da área pedagógica da Educação Física no contexto escolar em uma perpectiva de promoção da saúde"
Publisher: Universidade do Porto. Reitoria
Issue Date: 2001
Abstract: O estudo descreverá como o conhecimento sobre o desporto/esporte atletismo é tratado na rede de ensino pública estadual do Recife e da região metropolitana, através dos professores da 5ª a 8a séries do ensino fundamental. Na descrição surge o objetivo de ter à intenção de estudar o desporto/esporte atletismo no contexto das aulas de Educação Física numa perspectiva da promoção da saúde. No decorrer da revisão de literatura, tenta-se obter respaldo nas mais variadas concepções da Educação Física onde o mesmo (atletismo) é utilizado como meio do desenvolvimento de suas práticas pedagógicas sem restrições, espelha uma pluralidade de movimentos que se apresentam com a relevante função de expressar a cultura desportivo-corporal do homem. Na parte empírica da investigação, não obstante sublinhado o fato de ser necessário o conhecimento atualizado, evidencia-se a falta de uma política pedagógica por parte dos dirigentes governamentais (estadual) em relação à prática pedagógica da Educação Física, sendo este fato gerador de algumas falhas dentro do processo do ensino, como exemplo, professor com prática pedagógica desatualizada, fazendo uso de pedagogias ortodoxas, sem ousadias e desafios. A análise de conteúdo ainda mostra, que educação é um fenômeno passado de geração para geração, logo, conclui-se que a falta de uma política de incentivo à prática do exercício físico no contexto escolar, será o alicerce de uma sociedade não adepta a exercitação. Após as conclusões, sugere-se que aconteça a implantação de uma política pedagógica por parte do governo do estado, no que diz respeito a trabalhar atualizações pedagógicas e quiçá construir uma pedagogia que trate o atletismo na promoção da saúde.Palavras chaves: Desporto/Esporte, Atletismo, Prática Pedagógica, Educação Física, conteúdo Escolar, Promoção da Saúde.
Description: Dissertação de Mestrado em Ciência do Desporto, área de especialização em Exercício e Saúde, apresentada à Faculdade de Ciências do Desporto e de Educação Física da Universidade do Porto
URI: http://hdl.handle.net/10216/10011
Document Type: Dissertação
Rights: openAccess
Appears in Collections:FADEUP - Dissertação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
3999_TM_01_C.pdfVolume 01 Cores63.11 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
3999_TM_01_P.pdfVolume 01 Preto & Branco12 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.