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dc.creatorSara Ferreira
dc.creatorJoana Martins
dc.date.accessioned2022-09-13T06:17:33Z-
dc.date.available2022-09-13T06:17:33Z-
dc.date.issued2013
dc.identifier.othersigarra:63705
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/99579-
dc.descriptionNeste trabalho apresenta-se uma descrição e análise resumida bem como a aplicação dos vários métodos de identificação de zonas de acumulação de acidentes propostos pelo manual Highway Safety Manual. É reconhecido internacionalmente a importância deste manual e a sua utilização pelos profissionais responsáveis da segurança viária. Com o objetivo de facilitar a tomada de decisão na selecção dos métodos a considerar para a identificação das zonas a tratar com potencial de redução de sinistralidade, o presente estudo descreve e organiza os diferentes métodos segundo 3 critérios de aplicação. Vários métodos propostos por este manual bem como o método probabilístico recentemente proposto são aplicados ao caso da cidade do Porto. Posteriormente os resultados são comparados utilizando testes que avaliam o desempenho dos mesmos. Os métodos Excesso Previsto da Frequência Média de Acidentes proposto pelo referido manual e o Modelo Binário Probit, mais recentemente desenvolvido, apresentam os melhores resultados segundo os testes considerados para avaliar o desempenho. Os resultados desta aplicação poderão servir de base para futuras aplicações noutras regiões e/ou países.
dc.description.abstractThis paper presents a description of the various methods proposed by the Highway Safety Manual to identify hotspots. In fact, this manual has become a tool for the professional in road safety all over the world. Therefore, the main goal of this paper is to describe and organize those methods to help safety professionals to select the method(s) to apply to the study case. Thus, the various methods are organized based on 3 application criteria. In addition, an application to the Porto city is presented considering some of the manual methods as well as a recent method namely probabilistic method. A comparison of the various methods is developed using tests to assess the performance of each method. The methods named Excess Predicted Average Crash Frequency proposed by the manual and the Binary Probit Model, recently developed, present the best results based on those tests. The results of the case study application may be the basis for future applications in other regions and/or countries.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofANPET XXVII
dc.rightsrestrictedAccess
dc.subjectEngenharia civil, Engenharia civil
dc.subjectCivil engineering, Civil engineering
dc.titleMétodos de Identificação de Zonas de Acumulação de Acidentes: Análise e Aplicação do HSM
dc.typeArtigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
dc.contributor.uportoFaculdade de Engenharia
dc.subject.fosCiências da engenharia e tecnologias::Engenharia civil
dc.subject.fosEngineering and technology::Civil engineering
Appears in Collections:FEUP - Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional

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