Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/98144
Author(s): N. V. LOPES
V. P. de FREITAS
J. M. GIGANTE
Title: Reabilitação de caixilharias de madeira em edifícios do século XIX e início do século XX. Do restauro à selecção exigencial de uma nova caixilharia
Issue Date: 2006
Description: Inúmeras questões se colocam aos projectistas na reabilitação de caixilharias de madeira: Restaurar? Restaurar melhorando o desempenho? Substituir interpretando o desenho original? Seleccionar um caixilho classificado do mercado ou desenhado por nós? E quais as consequências destas opções ao nível da sua expressão (e do desenho da própria fachada)? Complementarmente a estas questões, a necessidade absoluta de fornecer aos projectistas caminhos para soluções fundamentadas ao nível histórico, urbano, arquitectónico e técnico, conduziram ao desenvolvimento de um conjunto de reflexões que a presente comunicação pretende sintetizar. A partir do estudo do caso do edificado corrente portuense do século XIX, inicia-se a apresentação pela delimitação da área urbana em análise, procedendo-se então ao enquadramento histórico, social, arquitectónico e tipológico que conduz ao sistema construtivo da habitação corrente portuense - o vão objecto de estudo é uma consequência lógica deste sistema construtivo concretizado numa caixilharia-tipo que, com pequenas variações, se generaliza a praticamente todo o edificado deste período. Analisa-se o enquadramento exigencial aplicável e a importância do diagnóstico (levantamentos, inspecção e patologias). Por fim caracterizam-se as opções de intervenção que se colocam aos projectistas, do restauro à selecção exigêncial de uma nova caixilharia.
Subject: Engenharia civil, Engenharia civil
Civil engineering, Civil engineering
Scientific areas: Ciências da engenharia e tecnologias::Engenharia civil
Engineering and technology::Civil engineering
URI: https://hdl.handle.net/10216/98144
Source: 2.º Encontro sobre Patologia e Reabilitação de Edifícios - PATORREB 2006
Document Type: Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Rights: restrictedAccess
Appears in Collections:FEUP - Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
68770.pdf
  Restricted Access
Reabilitação de caixilharias de madeira em edifícios do Século XIX e início do século XX. Do restauro à selecção exigencial de uma nova caixilharia7.75 MBAdobe PDF    Request a copy from the Author(s)


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.