Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10216/97593
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorIlídio Costa
dc.creatorM.J.P.F.G. Monteiro
dc.creatorM.R.P.S. Costa
dc.date.accessioned2022-09-08T10:19:30Z-
dc.date.available2022-09-08T10:19:30Z-
dc.date.issued2010
dc.identifier.issn0873-8165
dc.identifier.othersigarra:49535
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10216/97593-
dc.descriptionConsiderando que uma "Educação para o sucesso" implica um Ensino das Ciências diferente do actual e que tenha como propósito a alfabetização científica dos alunos e a sua formação integral, preocupa-nos o "como alfabetizar cientificamente os cidadãos". Pensamos que uma das formas de nos aproximarmos de tal objectivo passa pela implementação de planificações curriculares verdadeiramente interdisciplinares, alicerçadas na história da ciência, numa visão externalista de ciência e potenciadas pelo movimento Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (C/T/S/¬A). É pois objectivo deste trabalho apresentar, reflexivamente, o hiato espacial, que, do nosso ponto de vista, persiste entre a prática interdisciplinar programada e aquela que é efectivamente empreendida pelos docentes do 3º ciclo e Secundário. Tal terá por base o trabalho de: i) Costa e Monteiro (2009), apresentado no IV Colóquio Luso- -Brasileiro sobre Questões Curriculares e ii) Costa, Monteiro e Costa (2009), apresentado no X Congresso Galego-Português de Psicopedagogia. Pretende-se, desta forma, demonstrar a viabilidade, o impacto e o sucesso que tais planificações podem ter em escolas "reais", com actores "reais". Apontam-se, assim, caminhos para que a interdisciplinaridade passe a ser encarada, pelos docentes, como uma real necessidade profissional, perfeitamente exequível e não como uma mera exigência curricular, cumprida apenas em termos formais e, consequentemente, arredada das salas de aula. O presente artigo tem, assim, como principal objectivo, ajudar a compreender melhor a implementação em contexto real de metodologias interdisciplinares.
dc.language.isopor
dc.rightsrestrictedAccess
dc.subjectAstronomia, Ensino da ciência, Ciências da educação
dc.subjectAstronomy, Science education, Educational sciences
dc.titleMetodologias interdisciplinares na alfabetização científica dos cidadãos: de uma exigência curricular a um imperativo profissional
dc.typeArtigo em Revista Científica Nacional
dc.contributor.uportoFaculdade de Ciências
dc.subject.fosCiências sociais::Ciências da educação
dc.subject.fosSocial sciences::Educational sciences
Appears in Collections:FCUP - Artigo em Revista Científica Nacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
49535.pdf
  Restricted Access
PDF do Artigo2.7 MBAdobe PDF    Request a copy from the Author(s)


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.