Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10216/97397
Author(s): António Fidalgo Couto
Sara Ferreira
Title: Método Probabilístico para Identificação de Zonas de Acumulação de Acidentes
Issue Date: 2013
Abstract: : This paper presents a new methodology to define and to identify hot spot based on a binary regression model. Consideringthe geometric and functional site characteristics, the model estimates the probability of a site being a hot spot. This method was appliedto intersections using a simulation-based approach to data generated considering the characteristics of the Porto city data base. Usingsimulation, it is possible to establish sites that are a priori true hot spot. The performance of the new method was evaluated using theerrors of the classification outcomes of the sites and compared with two commonly implemented methods that are the simple ranking ofsites and the empirical Bayesian technique. This analysis has set that the proposed binary model performed better.
Description: Neste trabalho apresenta-se um novo método de definição e identificação de zonas de acumulação (ZAA) de acidentes considerandoum modelo de regressão binário. Este modelo permite calcular a probabilidade de um local ser ou não ZAA tendo em contaas características geométricas e funcionais do mesmo. Este novo método foi aplicado ao caso das interseções tendo-se, para tal, geradouma base de dados fictícia considerando as características da sinistralidade e das interseções da cidade do Porto. Através da simulaçãode dados é possível conhecer a priori as verdadeiras ZAA. O desempenho do método foi analisado com base nos erros resultantes daclassificação dos locais em ZAA ou não-ZAA, e comparado com dois dos métodos mais aplicados e analisados o método de rankingpelo número de acidentes e o método Bayesiano-empírico. Desta análise verificou-se que o método binário proposto tem claramentemelhor desempenho.
Subject: Engenharia de infra-estruturas, Engenharia civil
Infrastructures engineering, Civil engineering
URI: http://hdl.handle.net/10216/97397
Document Type: Artigo em Revista Científica Internacional
Rights: restrictedAccess
Appears in Collections:FEUP - Artigo em Revista Científica Internacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
64758.pdf170.71 kBAdobe PDF    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.