Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10216/97397
Autor(es): António Fidalgo Couto
Sara Ferreira
Título: Método Probabilístico para Identificação de Zonas de Acumulação de Acidentes
Data de publicação: 2013
Resumo: : This paper presents a new methodology to define and to identify hot spot based on a binary regression model. Considering the geometric and functional site characteristics, the model estimates the probability of a site being a hot spot. This method was applied to intersections using a simulation-based approach to data generated considering the characteristics of the Porto city data base. Using simulation, it is possible to establish sites that are a priori true hot spot. The performance of the new method was evaluated using the errors of the classification outcomes of the sites and compared with two commonly implemented methods that are the simple ranking of sites and the empirical Bayesian technique. This analysis has set that the proposed binary model performed better.
Descrição: Neste trabalho apresenta-se um novo método de definição e identificação de zonas de acumulação (ZAA) de acidentes considerando um modelo de regressão binário. Este modelo permite calcular a probabilidade de um local ser ou não ZAA tendo em conta as características geométricas e funcionais do mesmo. Este novo método foi aplicado ao caso das interseções tendo-se, para tal, gerado uma base de dados fictícia considerando as características da sinistralidade e das interseções da cidade do Porto. Através da simulação de dados é possível conhecer a priori as verdadeiras ZAA. O desempenho do método foi analisado com base nos erros resultantes da classificação dos locais em ZAA ou não-ZAA, e comparado com dois dos métodos mais aplicados e analisados o método de ranking pelo número de acidentes e o método Bayesiano-empírico. Desta análise verificou-se que o método binário proposto tem claramente melhor desempenho.
Assunto: Engenharia de infra-estruturas, Engenharia civil
Infrastructures engineering, Civil engineering
Áreas do conhecimento: Ciências da engenharia e tecnologias::Engenharia civil
Engineering and technology::Civil engineering
URI: https://hdl.handle.net/10216/97397
Tipo de Documento: Artigo em Revista Científica Internacional
Condições de Acesso: restrictedAccess
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