Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10216/96735
Author(s): Mª Conceição Silva Portela
Ana Camanho
Joaquim Azevedo
Title: Análise do valor acrescentado de escolas Portuguesas
Issue Date: 2006
Description: Este artigo compara dois métodos de cálculo do valor acrescentadonuma amostra de escolas Portuguesas. Um dos métodos é o DataEnvelopment Analysis (DEA) e o outro é o método actualmente usadopelo Department for Education and Skills (DfES) no Reino Unido. Osresultados obtidos mostram diferenças substanciais entre os métodos,o que reflecte ênfases distintas: o DEA analisa os melhoresdesempenhos dos alunos, enquanto o método do DfES analisa osdesempenhos médios dos alunos. A maior vantagem do métodousado pelo DfES é a sua simplicidade, embora confunda os efeitosdevidos aos alunos com os efeitos atribuíveis às práticas da escola. NoDEA, os efeitos devidos à escola e aos alunos são consideradosseparadamente, o que permite perceber melhor as razões dasdiferenças entre escolas. A informação retirada de ambos os métodosdeve ser entendida como complementar, o que significa que o usoconjunto destes métodos permite uma melhor avaliação dodesempenho das escolas.
Subject: Estudos de gestão, Outras ciências da engenharia e tecnologias
Management studies, Other engineering and technologies
URI: http://hdl.handle.net/10216/96735
Document Type: Artigo em Revista Científica Nacional
Rights: restrictedAccess
Appears in Collections:FEUP - Artigo em Revista Científica Nacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
57130.pdf2.04 MBAdobe PDF    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.