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dc.creatorRocha, Ada
dc.creatorLima, Marcio
dc.date.accessioned2019-02-07T13:57:31Z-
dc.date.available2019-02-07T13:57:31Z-
dc.date.issued2010
dc.identifier.othersigarra:933
dc.identifier.urihttps://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/96638-
dc.descriptionRESUMOINTRODUÇÃO: A inovação é um conceito que vem adquirindo grande espaço nasTecnologias Sociais, uma vez que pequenos empreendimentos, por vezes chamados de Solidários, necessitam de caminhos alternativos para alcance de novos processos e padrões tecnológicos, que caracterizem seus produtos como aptos para o consumo. A COORIMBATÁ foi criada em 1997 com o objetivo de fazer o processamento de peixes e derivados e húmus de minhoca, e atualmente também processa frutas. A partir do ano de 2000, a Cooperativa juntamente com pesquisadores da UFMT, estabeleceu uma forma ágil de garantir o sucesso de ações articuladas com comunidades de baixa renda, formalizando a pesquisa científica como um dos objetivos da cooperativa, promovendo mais envolvimento de parcerias e benefícios para diversos projetos, visando atender os anseios da população mais pobre.OBJETIVO GERAL: Reconhecer as atividades inovadoras de produtos, processos e de organização ocorrentes na Cooperativa de Pescadores e Artesãos de Pai André e Bom Sucesso - COORIMBATÁ (1997-2010).METODOLOGIA: Foi realizada uma investigação utilizando-se o questionário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), PINTEC - Pesquisa Industrial de Inovação Tecnológica. Sua referência conceitual e metodológica é o Manual de Oslo e o modelo proposto pela Oficina Estatística da Comunidade Européia - EUROSTAT, na terceira versão da Community Inovattion Survey (CISIII) 1998-2000.RESULTADOS:PRODUTOS: Manga e banana desidratadas; Doces de frutas regionais; Banana e mandioca chips; Castanha-do-Brasil à vácuo; Peixes e seus cortes; Cortes de carne de jacaré; Húmus de minhoca.ATIVIDADES INOVADORAS: Atividades internas de P&D; Secador de frutas em zigzag; Autogestão; Planilhas de produção cooperada; Articulação com Instituições de Ensino; Parceria com a Rede de Supermercados Modelo.FONTES DE FINANCIAMENTO: Petrobras; BASA; M.D.A.; Governo do Estado de MT; Prefeituras de Cuiabá e de Várzea Grande; FAPEMAT; Ministério da Educação; CNPq.MUDANÇAS NA ESTÉTICA DOS PRODUTOS: Layout das etiquetas e embalagens feitas pela GMApropaganda, com orientação de pesquisadores da Faculdade de Nutrição da UFMT.IMPACTOS DAS INOVAÇÕES: Registro de uma patente; 05 dissertações de mestrado; 01 doutorado em andamento; Promoção de ações articuladas entre entidades do estado de MT.CONCLUSÃO: A gestão de projetos da Cooperativa tem permitido a realização de diversas Inovações em sua estrutura. O modelo organizacional adotado pela COORIMBATÁ é passível de ser usado como referência por outras comunidades e até mesmo na formulação de políticas públicas que visem a minimização do déficit social causado por modelos econômicos excludentes.
dc.language.isopor
dc.rightsrestrictedAccess
dc.subjectCiências da Saúde, Outras ciências agrárias
dc.subjectHealth sciences, Other Agrarian Sciences
dc.titleInovação e tecnologia social - o caso da cooperativa de pescacores e artesãos de pai André e Bonsucesso - Corimbatá, Mato Grosso, Brasil
dc.typePoster em Conferência Nacional
dc.contributor.uportoFaculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação
dc.subject.fosCiências agrárias::Outras ciências agrárias
dc.subject.fosAgrarian Sciences::Other Agrarian Sciences
Appears in Collections:FCNAUP - Poster em Conferência Nacional

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